Comissão define novas medidas de enfrentamento da gripe A

07/08/2009 16:11:58 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Recomendações são para que população evite aglomerações e tome as medidas proteção necessárias para evitar o contágio da doença

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), na secretaria de Saúde de Macaé reunião com os membros da Comissão de Monitoramento da Gripe A. O encontro foi para definir novas estratégias de enfrentamento da doença no município, diante do aumento no número de casos no país.

Dentre as novas medidas, está a recomendação para que mulheres grávidas que estejam trabalhando não façam atendimento direto ao público. Outra recomendação é a não realização de eventos com grande número de pessoas em ambientes fechados. “Estas são medidas preventivas complementares ao adiamento da volta às aulas, para evitar que as pessoas se exponham ao vírus Influenza A (H1N1)”, alerta.

O secretário lembra que as pessoas que apresentarem algum sintoma de gripe devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Nas unidades do Programa Saúde da Família, o atendimento as pessoas com sintomas de gripe está sendo feito de segunda a sexta-feira das 15h às 17h.

Além das novas recomendações o secretário ressalta que a população não deve esquecer das medidas de higiene para evitar a doença. A população conta ainda com o Disque- Gripe 2765-2958, 2762-3260 e 2762-4510.

Além dos profissionais da secretaria de Saúde e do Hospital Público Municipal, participaram da reunião representantes da Petrobras, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 9º Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e os hospitais Unimed e São João Batista.

O comandante do corpo de bombeiros, o tenente coronel Eric Alves da Silva, informou que foram enviados para Macaé 275 kits do medicamento Tamiflu, remédio indicado para tratar a nova gripe. Ele ressaltou que o medicamento só é dispensado mediante apresentação de formulário específico em duas vias assim como o receituário com carimbo e assinatura do médico.

O responsável pelo posto da Anvisa em Macaé, Antônio Sérgio Lemos acrescentou que a instituição continua mantendo o protocolo de enfrentamento da gripe A, orientando as empresas marítimas e a Petrobras sobre a necessidade da notificação à Anvisa. Este medida segundo ele é para que seja cumprindo o protocolo de bloqueio e manejo clínico do paciente e a vigilância epidemiológica.

- Macaé tem uma situação peculiar de comunidades fechadas, que são as plataformas que é uma potencialidade de risco eminente, onde 30 mil trabalhadores flutuantes, que estão se concentrando e se dispersando, e por isso estamos atuando juntamente com a secretaria de Saúde, disse.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso declarou ainda que assim que houver necessidade outras medidas serão adotadas.”Temos que garantir a qualidade de vida população, através de ações de vigilância sanitária”.