Comissão vai editar VII Sipat da Prefeitura

08/10/2008 15:25:22 - Jornalista: Lourdes Acosta

Começaram as reuniões preparatórias para a sétima edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), da prefeitura de Macaé, que vai acontecer entre os dias 24 e 28 de novembro. O evento visa disseminar a importância da prevenção aos acidentes de trabalho em todos os setores da prefeitura, englobando administração direta e indireta.

A novidade deste ano é a parceria que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) está fazendo com o Comitê Macaé SMS – formado pelo fórum permanente de representantes das secretarias de Desenvolvimento Institucional, Recursos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Defesa Civil e Procuradoria, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de gestão - e com o Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O objetivo da VII Sipat é reduzir o número de afastamentos que decorrem de pequenos acidentes ou de doenças ocupacionais, como problemas de coluna e tendinites e outras. Além disso, o trabalhador recebe inúmeras informações sobre as atuais 33 NR’s - Normas Regulamentadoras que abordam e definem as diretrizes mínimas que devem ser implantadas para se evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo a primeira secretária da Cipa, Carla Aguiar Benjamin, a Sipat deste ano será muito importante porque durante o evento será dada ênfase às normas que interessam ao servidor municipal.

- Durante a VII Semana vamos tratar de assuntos relacionados à saúde do trabalhador visando conscientizar os servidores sobre como evitar os acidentes e as doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, disse Carla.

Nesta edição serão proferidas palestras sobre tabagismo, tuberculose, aids e outras doenças sexualmente transmissíveis com a intenção de esclarecer o servidor municipal sobre os cuidados com sua saúde. “Na área de segurança e meio ambiente informaremos sobre a necessidade do uso dos equipamentos de segurança (EPIs)”.

História da CIPA - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) começou a se formar em 1990, passando a ser criada em 1991. Dez anos depois, no ano de 2000, foi feita a primeira eleição para dar início ao trabalho de prevenção. De lá para cá, não houve nenhum registro de acidentes fatais nos vários setores da prefeitura. A Cipa, ligada à administração municipal direta, tem cumprido seu papel de zelar pela saúde do trabalhador, inspecionando as secretarias para verificação das condições de trabalho e realizando constante averiguação ao uso de equipamentos de proteção individual, além da segurança promovida pelas empreiteiras.