Comitiva macaense vai a Angola

19/08/2005 11:33:53 - Jornalista: Sérgio Lopes

O prefeito Riverton Mussi se reuniu nesta quinta-feira (18) com a delegação, formada por pequenos e médios empresários, que vai à África conhecer as potencialidades do mercado no setor de petróleo e gás de Angola. O grupo viaja no dia 11 de setembro e volta no dia 18.

De acordo com o coordenador de Comércio Exterior, da Secretaria de Indústria e Comércio, Adolpho José de Moura, a viagem tem como objetivo criar um intercâmbio comercial e tecnológico para servir de incremento de negócios entre as empresas estrangeiras localizadas em Macaé e as macaenses estabelecidas em Angola.

- A coordenadoria foi criada pelo prefeito Riverton Mussi com a finalidade de ampliar o comércio, a indústria e outras atividades relacionadas ao comércio internacional. Desta forma estamos organizando um nincho de negócios na África, disse.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo dentro do hemisfério sul. Existe grande identificação com o Brasil em função da língua portuguesa. A área de petróleo é similar à praticada em Macaé. “Podemos servir o mercado africano transferindo nosso conhecimento e, assim, aumentar as operações de comércio de petróleo e gás no município para a exportação”, explica o coordenador.

Durante a reunião com o prefeito, os empresários alinhavaram os detalhes da viagem e a extensão de negócios a serem oferecidos aos angolanos. Na opinião deles, é necessário expandir a prestação de serviços de Macaé, não só dentro do Brasil, mas também, em outros mercados, principalmente, nos países de língua portuguesa.

Segundo o representante do grupo, Evandro Esteves, gerente de vendas e mercado, Macaé tem muita tecnologia para oferecer, podendo ajudar na evolução do país africano. “Estamos indo para tentar firmar um intercâmbio de treinamento para formação de técnicos africanos em Macaé na área de offshore”, revelou.

A coordenadoria vai atuar também no sentido de oferecer o Pólo Industrial como opção para as empresas internacionais que queiram atingir o mercado africano usando Macaé como ponte de negócios em Angola. “Um dos nossos objetivos é desenvolver o mercado das empresas macaense no exterior e a coordenadoria está ativa nesse sentido”, garante Moura.

Evandro Esteves, representante dos empresários, ressaltou que as comitivas empresariais são ferramentas de extremo sucesso no progresso de qualquer país, acrescentando que, graças aos esforços do governo, pela primeira vez o município organiza uma comitiva empresarial para uma viagem internacional. “Tenho certeza que vai se tornar uma constante e, assim, vamos poder trazer mais divisas para a população”, comentou.

Com enorme potencial offshore, Angola atrai grandes produtores de petróleo do mundo. Segundo produtor da África, depois da Nigéria, Angola dobrará sua produção em três anos, alcançando a marca de dois milhões de barris diários até 2008, superando assim, a produção dos cinco membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) como Argélia, Líbia, Indonésia, Catar e Iraque. Mas, este êxito tem um preço. As reservas petrolíferas mais ricas estão em águas profundas, a mais de 1.500 metros. “É justamente aí que entramos com a nossa experiência nesse campo”, finaliza Adolpho.