Comitiva que foi a Cuba presta contas e anuncia metas

15/05/2009 09:10:09 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Prestação de contas foi realizada no auditório da Cidade Universitária

A comitiva oficial de Macaé que esteve em Cuba entre os dias 27 de abril e 01 de maio apresentou as metas iniciais de ações que serão implantadas a partir do intercâmbio. O anúncio foi feito, na quinta-feira (14), durante a prestação de contas realizada no auditório da Cidade Universitária com a participação da sociedade civil.

As metas são: Alfabetização para Jovens e Adultos, com a aplicação do método cubano Sim eu Posso; Capacitação do Agente Comunitário de Saúde, para adequar a prática ao modelo cubano de agente social de Saúde; Brigada Estudantil de Saúde, com a participação de 10 brasileiros da Escola Latina Americana de Medicina (ELAM) que chegarão a Macaé no mês de julho; Intercâmbio de três professores cubanos na área de Educação Física, para avaliação do potencial macaense; Ocupação Sócio Esportiva das Praças de Macaé e Implantação da Casa de Orientação à Mulher e à Família.

Participaram da prestação de contas a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia; o subsecretário de Saúde, Edilson Simões; a subsecretária de Políticas para a Mulher, Vânia Deveza; e Igor Sardinha, conselheiro gestor da .Organização da Juventude Responsável (Orjure).

O estudante Marco Aurélio do curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) fez uma proposta para que haja um intercâmbio de alunos da Cidade Universitária da Secretaria de Educação para Cuba. “Queremos vivenciar as mesmas experiências relatadas hoje. Foi muito interessante”.

A professora de Sociologia da UFF, Marília Salles, considerou fundamental a prestação de contas e o intercâmbio. “Cuba construiu o conhecimento e compartilhou com a sociedade. Nós não democratizamos o conhecimento, concentramos o saber. Cuba é inclusiva, esta é a principal diferença”.

A comitiva entregou um folder contendo todas as informações sobre a agenda oficial, explicando os resultados das visitas diárias, além de uma apresentação das imagens referente à agenda seguida de um debate.

Edilson Simões ressaltou a visão dos profissionais da área de saúde em Cuba de cuidar da família toda. “Vamos receber 10 estudantes brasileiros que estudam Medicina em Cuba. Lá, eles saem residentes em atenção básica. Podemos qualificar os agentes para que a visão deles seja a mesma exercida em Cuba”.

Vânia Deveza disse que é possível adaptar as ideias dos cubanos aqui. “Eles têm pouco dinheiro e muitos voluntários. Sabemos das diferenças culturais que dificultam a implantação dos projetos integralmente, mas as ideias nós podemos. As mulheres cubanas estão muito à frente nas conquistas”.
Igor Sardinha ressaltou o fato da comitiva está repassando este sentimento de que é possível fazer melhor com o que se tem, já que em Cuba existem tantas conquistas com muito menos.

Marilena Garcia falou da importância de se prestar contas, ressaltando que este é um momento de união para se rever as políticas públicas. “A prestação de contas é fundamental para que a população saiba do trabalho realizado. Os resultados dos programas comprovam que Cuba acertou. Vamos aplicar o que for possível, visando as melhorias para a população macaense”.

O protocolo de intenções assinado entre o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Orlando Requeijo, tem destaque para a implementação do método cubano de alfabetização de jovens e adultos. “Yo, Si Puedo” ou “Sim eu posso” que consiste na alfabetização com utilização de meios audiovisuais.

A expectativa é que o projeto de alfabetização seja implantado em curto prazo em Macaé, contando com o apoio de Cuba, prefeitura e sociedade civil organizada. A melhoria da alfabetização é uma das metas do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação de Macaé.

Durante a agenda oficial da comitiva de Macaé em Cuba, diversos programas foram discutidos a fim de trazer para a população macaense políticas e projetos desenvolvidos com êxito pelo governo cubano.