Complexo homeopático continua disponível nas unidades de saúde

11/12/2007 15:50:17 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Continua até o próximo dia 22, a segunda etapa da Campanha Municipal de Homeopatia contra a dengue, realizado pela secretaria Especial de Saúde de Macaé. O medicamento está disponível em todas as unidades básicas de saúde e do Programa Saúde da Família, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Segundo o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, mais de 55 mil pessoas já aderiram à campanha. Ele lembra ainda que o complexo homeopático não é uma vacina, ajuda a atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e a diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

O secretário lembra que o complexo homeopático é uma medida complementar às ações no combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue, realizadas pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonose como, por exemplo, as visitas domiciliares. “O combate à doença deve começar pela eliminação dos criadouros, não deixando água limpa e parada em qualquer tipo de recipiente”, alertou.

Para combater a dengue, a secretaria de Saúde conta com um exército de 132 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.

A medicação pode ser tomada por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, idosos e mulheres grávidas. O produto é uma associação de três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium é uma planta de origem norte-americana, que serve para amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus é um extrato que vem do veneno da cobra cascavel e ajuda a diminuir a tendência a hemorragias e o Phosphorus é uma substância que também diminui a tendência à hemorragia.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque, outras conseqüências, e até mesmo a morte.