Computadores montados durante curso da prefeitura equiparão escolas municipais

11/03/2009 14:35:54 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

O anúncio foi feito pela secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, na noite desta terça-feira

Computadores montados durante o curso de Capacitação de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Redes da prefeitura, oferecido através da Fábrica da Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), serão utilizados nos laboratórios de informática das escolas municipais. O anúncio foi feito pela secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, na noite desta terça-feira (10) durante a primeira aula do curso.

De acordo com a secretária, uma parceria firmada entre as secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia, está promovendo a informatização de todas as escolas do município. “Nosso objetivo é que todas as escolas tenham equipamentos na administração. Em seguida instalaremos laboratórios, com acesso à internet em todas as escolas”.

Durante seu discurso na abertura, Marilena elogiou o projeto que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. “A Fabrica da Cidadania foi e continua sendo projeto principal da secretaria, porque envolve sonho, necessidade, reciclagem e possibilidade dos cidadãos adquirirem saber. Vocês, que hoje são alunos, sairão conhecendo possibilidade de trabalho”, ressaltou.

Ela lembrou aos presentes o reflexo dos projetos desenvolvidos na Secretaria, na vida da sociedade macaense. “Parabenizo esta equipe que conseguiu ter credibilidade junto às empresas para receber computadores usados, transformá-los para que pudessem ser utilizados nas lan houses publicas. O conhecimento não fica retido. O saber é encaminhado a toda cidade”, completou.

O coordenador do Projeto Macaé Inteligente, do qual a Fábrica da Cidadania faz parte, José Vicente Rodrigues, frisou que o curso oferece uma oportunidade de mudança na vida dos jovens. “Temos orgulho de ver que hoje, grande parte dos nossos alunos encontram-se empregados”.

Ele explicou que o Projeto Macaé Inteligente abrange a fábrica da cidadania e as Lan Houses públicas que hoje são 17. “ O Macaé Inteligente se baseia em doação. Quase tudo que aqui está é fruto de doação. Iniciamos com o recebimento de aparelhos por empresas ou pessoas. Cadastramos e vamos reciclando as peças para montar um que funcione. Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, completou.