Comunidade participa de cursos gratuitos

14/10/2008 09:44:05 - Jornalista: Equipe Secom

Tardes produtivas, oportunidades de aprendizado, integração e relacionamento com novas pessoas. Assim tem sido as tardes de segunda-feira no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Holanda, onde a Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim) realiza curso de customização com a professora Betânia Cristina Gordiano. “Temos um calendário de cursos que movimenta algumas dezenas de pessoas todos os dias. São aulas de culinária, artesanatos diversos, cabeleireiro que geram oportunidades de aprendizado e renda”, destacou a secretária Executiva da Sedim, Vânia Deveza.

O Cras Nova Holanda sedia, ao longo deste mês, sempre às segundas-feiras, o curso de customização que reúne grupo de mulheres em busca de mais conhecimentos. A assistente social Regina Manhães explica que a divulgação dos cursos acontece no próprio Cras e nas visitas domiciliares. A professora é fornecida pela Sedim e todo o material para as aulas são providenciados pelo Cras, que também tem a responsabilidade de garantir o público. “A receptividade tem sido a melhor possível e verificamos real interesse das alunas, que sempre estão em busca de novos cursos”, disse Regina. O perfil das alunas, segundo ela, são donas de casa e aposentadas, que encontram nos cursos oportunidade de aumentar a renda familiar.

A aposentada Maria do Carmo Antônia da Conceição, 69 anos, é uma das mais empenhadas em aprender a técnica da customização. Dona de casa e pensionista, ela já participou de outros cursos como decoupage e reciclagem, já aguardando novas oportunidades. “Queria que o Cras da Nova Holanda tivesse cursos todas as tardes. Assim teria meu tempo melhor ocupado e aprenderia muitas coisas novas”, salientou Maria, enquanto dava acabamento em sua camisa. E acrescentou: “Quero aprender para poder vender. Sonho em abrir uma lojinha”.

Na mesa, feltro, linhas de cores diversas, botões, miçangas e paetês, material para dar forma a imaginação das alunas. Já com bastante intimidade com as artes, Marcelly, a mais nova da turma, com apenas 10 anos demonstra talento e dedicação. “As caixinhas produzidas no curso de decoupage foram vendidas, assim como as bijuterias que faço. Guardo o dinheiro para reinvestir em mais peças e preparar outros trabalhos para comercializar no Natal”, planeja Marcelly, estudante do quarto ano da Escola Municipal Álvaro Parada e dona da 17ª colocação do Ideb deste ano, segundo informou orgulhosa sua mãe, Érica, dona de casa que também participa dos cursos no Cras.

Outro caso de mãe e filha é dona Nilza Flores e Lucinéia, que encontraram no artesanato muito mais que distração. Nilza, que já reúne em seu currículo dona de casa, mãe, avó e aluna - ela cursa o segundo ano de escolaridade no turno da noite no Colégio Municipal Wolfango Ferreira - ainda é comerciante. E é para que seu estabelecimento comercial tenha novas mercadorias que ela se dedica ao aprendizado de novas técnicas. “Meu dia começa cedo, às 4h45m, e termina quando volto para casa após a aula, isso depois das 22h. Dedico meu tempo à casa, ao meu negócio, à minha família, aos meus netos e aos meus estudos. Tenho muito a aprender ainda”, disse ela, mãe de nove filhos, sendo cinco adotivos.

Dedicada e já demonstrando jeito para customização, Selma chegou para a aula com sua bolsa, que recebeu toques especiais no fim de semana. Com apenas uma aula, ela pegou o jeito e aplicou flores em tecido jeans, dando acabamento com pontos atrás e de entremeio, para surpresa da professora e das colegas. Selma, atualmente desempregada, tem três filhos, é dona de casa e aumenta a pouca renda garantida com o Bolsa Família com trabalhos em crochê. Agora ela poderá ampliar seus serviços incluindo a customização.

A Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher realiza cursos em vários pontos da cidade, seja em órgãos públicos, seja em parceria com a comunidade. Dentre os cursos ministrados estão decoupage, biscuit, customização, culinária e reciclagem. Informações pelo telefone 2791-6620.