Concluída a instalação de tubos na Rua Télio Barreto

17/11/2009 11:32:09 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé concluiu no final de semana a instalação dos tubos de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro, em parte da Rua Télio Barreto e o trânsito, que estava em meia pista, já foi liberado. As obras, realizadas pelo consócio CBPO/Zadar, sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), tiveram o objetivo de preparar o local para a instalação de três novas bombas de sucção na elevatória da Télio Barreto, para ampliar a vazão das águas pluviais da elevatória, melhorando o escoamento no Canal Fábio Franco, em direção ao Rio Macaé.

Segundo informou o engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio CBPO/Zadar, nesta quarta-feira (18), será iniciada a ligação dessas três bombas de sucção com instalação dos tubos de ferro fundido. Depois de colocadas as bombas, será iniciada a parte elétrica da obra e, dentro de 15 dias, as bombas estarão prontas para serem ligadas, ajudando a bombear as águas pluviais quando acontecerem as fortes chuvas.

- As bombas serão instaladas dentro do Canal Fábio Franco, próximo à Rua Télio Barreto, e só serão ligadas em ocasião de chuvas fortes, ajudando na vazão das águas no canal. São bombas possantes, com vazão de 500 litros por segundo cada uma, totalizando 1.500 litros por segundo, aumentando muito a vazão das águas de chuva dessa região, colocou o engenheiro.

Para a realização das obras na Rua Télio Barreto, de grande movimentação de veículos, a prefeitura contou com o apoio da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), no controle do trânsito.

Tadeu Campos, secretário de Obras Públicas, destacou a importância da colocação dessas três bombas, lembrando que essa ação também está incluída no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé. “Desde que esse Programa foi lançado pelo prefeito Riverton Mussi, em maio de 2008, a prefeitura vem trabalhando em vários pontos da cidade para atingir os objetivos desse programa. Essas três novas bombas junto à elevatória da Télio Barreto vão fazer com que as águas no Canal Fábio Franco escoem mais rapidamente, com ampliação da vazão de água para quatro mil litros por segundo, melhorando os alagamentos nas ruas situadas próximas a esse canal”, disse o secretário.