Conectividade sem idade

25/01/2010 11:19:03 - Jornalista: Clinton Davisson

A cada dia a inclusão digital também vem abrangendo a terceira idade. Um bom exemplo é o curso “Informática para a Melhor Idade” do projeto “Verão com Ciência”, promovido pela prefeitura de Macaé e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nele pessoas com idade acima de 50 anos podem aprender gratuitamente noções básicas de navegação na internet, bem como a operação de programas como Word, Windows e Excel.

De acordo com a coordenadora da UFRJ , Cristiane Teixeira, o curso superou as expectativas da organização. “Era para ser apenas um dia de aula e acabou aumentando para dois dias, porque eles estavam muito interessados”, informa Cristiane, que já está planejando um cadastro reserva para os interessados em futuros cursos na área.

Para a aluna Helizabeth Meireles, o curso ajudou a desvendar alguns mistérios no mundo virtual. “"As aulas são muito boas, o professor, um espetáculo", elogia. “Eu achava o programa Excel uma coisa do outro mundo, agora já estou fazendo planilhas, cálculos e tabelas. É uma aula empolgante. No primeiro dia a gente nem comeu direito porque queria aprender tudo”, completa.

O entusiasmo dos alunos também contagiou e emocionou os professores. “Está sendo uma experiência muito engrandecedora. Porque você percebe o brilho nos olhos das pessoas que estão aprendendo. Basta que alguém ensine as inovações tecnológicas aos idosos para que eles percebam que o computador é um forte aliado contra o tédio e a estagnação”, conta a professora Elaine Rosa.

Formada como técnica em Telecomunicações, ela e a também jovem professora, Maria Aparecida Teixeira Solano, tratam de apresentar todo um novo universo de experiências virtuais a pessoas que já trazem consigo uma carga grande de conhecimento de vida. “É muito gostoso porque estamos ampliando ainda mais a experiência de vida deles e eles sabem disso e valorizam muito demonstrando uma vontade de aprender enorme. É realmente algo muito compensador”, declara.