Conferência de Gestão Integrada Municipal discute segurança

23/06/2009 18:05:45 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Evento terminou nesta terça

Terminou nesta terça-feira (23), a Primeira Conferência Livre de Gestão Integrada Municipal, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e do Governo Federal. A prefeitura de Macaé, por intermédio da coordenação do Gabinete de Gestão integrada Municipal (GGIM), e Viva Rio, discutiu os dilemas e desafios na implementação dos Gabinetes de Gestão dentro da perspectiva de segurança cidadã.

O evento contou com oficinas, trabalhos dinâmicos e apresentação dos resultados. No início desta tarde, foram discutidos os sucessos e fracassos das experiências de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal do Estado do Rio de Janeiro, que trabalha com ações de redução, prevenção e combate à criminalidade, aliando atividade de segurança e sociais.

O evento contou com a participação de Jefferson Mamede, do Gabinete de Gestão de Prevenção à Violência de Barra Mansa; Marcos Aurélio de Oliveira, Gabinete de Gestão de Belford Roxo; José Antonio dos Santos, Gabinete de Gestão de Resende ; Paulo Botelho Storani, Gabinete de Gestão de São Gonçalo e do Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Ordem Pública de Búzios, Ubiratan de Oliveira Ângelo.

- O objetivo do GGIM é de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada, comentou a coordenadora do Viva Rio, Ludmila Ribeiro, que ressaltou que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal tem como função promover a aproximação das instituições de segurança pública com a sociedade.

Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Macaé, Edmilson Jório, o GGIM é um órgão que como composição prefeito, autoridades municipais, responsáveis pela segurança pública e defesa social, autoridades responsáveis por ações sociais preventivas, que envolvem todas as secretarias municipais, autoridades policiais estaduais no município, representantes do Ministério da Justiça, representantes das Polícias Federais, representantes da Polícia Rodoviária Federal e do secretário Executivo da GGIM.

Jório comenta que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal existe em Macaé desde abril de 2008, e com isso tem conseguido diversas ações de monitoramento, agilização da chamada 190, e a construção da Delegacia legal.

Dados - O principal foco do GGIM é abrir diálogo entre sociedade civil e instituições do poder público e da segurança pública. Para tanto, as ações das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Estadual, entre outras, também são apresentadas nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada.