Conferência Intermunicipal elege 13 delegados para próxima etapa em novembro

10/08/2009 16:52:05 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Conferência Intermunicipal de Educação, encerrada no último sábado (8) na Cidade Universitária, culminou com a eleição dos 13 delegados que representarão a região na etapa estadual (CONAERJ). A plenária aberta às 9h e prevista para encerrar nas quatro horas seguintes, se entendeu por mais de 12 horas e foi marcada por amplos debates, polêmicas e a participação de todos os inscritos que não deixaram o local antes da votação final dos seis eixos temáticos.

A conferência Estadual acontece em novembro no Rio de Janeiro e a Nacional em 2010 em Brasília. O objetivo deste encontro é a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Antes da eleição, foi também divulgado os nomes dos representantes dos quatro setores que somados aos delegados eleitos na plenária formação o grupo de 13 representantes da Conferência Intermunicipal que participarão da CONAERJ.

A etapa Intermunicipal envolveu os delegados representantes do pólo VI, pertencentes aos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé. De acordo com a comissão organizadora da Conferência, o documento recebeu mais de 70 emendas e sendo o eixo VI o mais debatido, com 31 destaques.

O mais polêmico dos eixos foi o eixo número quatro, que trata da Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação e que motivou muitas discussões. A plenária foi interrompida apenas para o almoço e encerrada às 22h.

No último dia da Conferência, estiveram presentes secretários de Educação dos municípios do pólo, todos reafirmando a importância do debate democrático que pontuou os dias de trabalhos. A vice-prefeita de Macaé e secretária de Educação, Marilena Garcia, comentou o resultado do encontro para a região. "Durante esse grande exercício de cidadania que foi a Conferência, os participantes tiveram a oportunidade de participar da construção de uma nova proposta para a educação”, ressaltou.

A secretária lembrou aos presentes que o Plano Nacional de Educação está sendo construído de forma integrada na região e no restante do País. "Ele não pode ser uma política de um só”, disse. Ela elogiou o comprometimento do atual governo com a Educação e destacou a importância dos municípios que aderiram ao Compromisso Todos pela Educação.

Delegados eleitos:

VENY ESTEVES RABELO - RIO DAS OSTRAS
MARIA ISABEL CARNEIRO DA SILVA - CARAPEBUS
CARLOS OTÁVIO FRANCISCO CORREIA JUNIOR - RIO DAS OSTRAS
SONIA REGINA SIQUEIRA CARDOSO - CASIMIRO DE ABREU
BRUNA BRAGA - RIO DAS OSTRAS
PAULO SERGIO PINTO MENOES - CASIMIRO DE ABREU
ALEXANDRE RAMOS DE AZEVEDO - MACAÉ
DANIEL DE SOUZA - MACAÉ
SANDRA LEONOR MARÇAL MARQUES - MACAÉ
BERNADETE MARA COUTINHO GONÇALVES DA SILVA - MACAÉ
CRISTIANE LOPES DE QUEIROZ - MACAÉ
NELMA FERREIRA DOS SANTOS - MACAÉ
ERONEI LEITE - MACAÉ