Conselheiros participam de cursos de capacitação

28/09/2010 16:10:32 - Jornalista: Equipe Secom

Durante os meses de setembro e outubro os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA participam de diversas atividades de capacitação, visando promover a formação continuada e o fortalecimento do sistema de garantias.

Essas ações mostram a preocupação do órgão em aprimorar os conhecimentos dos atores envolvidos na questão da criança e do adolescente no município, para promover melhores ações na promoção da defesa dos direitos. “É função do Conselho da Criança e do Adolescente estimular a capacitação dos integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente. Nos dois primeiros módulos, levantamos questões que podem vir a melhorar o atendimento do Conselho Tutelar no município e aprimorar as ações do CMDDCA”, explica Antonio Felipe Gonçalves, presidente do Conselho.

Entre os cursos estão os oferecidos pela Escola Nacional de Conselhos, uma parceria entre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda e a Fundação Bento Rubião. Nesses cursos serão abordados os temas de história e política de atendimento, funcionamento e atribuições dos conselhos, bem como o seu papel na política pública. “Num diagnóstico provisório, compreendemos que a construção da cidadania pode ser possibilitada pelos conselheiros que se disponham a repensar sua prática e a dar continuidade ao seu processo de formação, pois consideramos fundamental o papel dos conselheiros na condução das reuniões, nas deliberações dos Conselhos Municipais e na produção da cidadania ativa de crianças e adolescentes”, ressaltou Antonio Felipe Gonçalves.

Segundo a Coordenadora do Projeto Escola de Conselhos do Estado do Rio de Janeiro, Nancy Torres, o projeto tem a finalidade de capacitar os conselheiros para atuarem com consciência sobre os problemas que a profissão aborda. “Uma vez que os conselheiros são eleitos pela comunidade, devemos passar para eles todas as informações para que se sintam capacitados a atuar. Também é estudado o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDCA”, disse a coordenadora.

Os conselheiros também estão participando do curso de avaliação econômica de projetos sociais, organizado pela Fundação Itaú Social, em parceria com a Aberj – Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro. Durante o curso os conselheiros terão acesso a metodologias e ferramentas específicas para avaliar o impacto de projetos e calcular o retorno econômico para a sociedade. “Percebemos que as instituições tem vontade e o desejo de apresentarem projetos, afim de conseguirem captar novas formas. Mas, falta para a maioria delas, essa capacitação na elaboração de projetos e na melhoria da gestão administrativa e na avaliação econômica”, disse Edileny Villaça, secretária de projetos do conselho.

Outro curso que o CMDDCA conseguiu inscrever conselheiros é o de gerenciamento de projetos do 3º setor, que está sendo oferecido pela Petrobras em parceria com o PMI Institute e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec). De acordo com Juliano Sebastian, vice-presidente do órgão, é importante conhecer os desafios que as instituições passam na execução dos seus projetos. “Com isso, pretendemos aprender a aplicar melhor os recursos que captarmos, a fim de podermos colaborar ainda com a juventude macaense”, destaca Juliano.

A CMDDCA se reúne ordinariamente uma vez por mês, e as reuniões são abertas ao público e acontecem na sede do órgão, que funciona na Avenida Papa João XXIII, nº 47, Centro. Mais informações através do email cmddca@macae.rj.gov.br ou do telefone 2772-4268.