Conselho da Criança apóia ações que beneficiam jovens do município

24/09/2009 10:26:53 - Jornalista: Equipe Secom

Visando garantir a proteção integral da criança e do adolescente, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) tem apoiado diversas ações que enfocam a juventude do município. De acordo com Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA, o órgão tem como uma de suas diretrizes apoiar os projetos que garantam a proteção e a divulgação dos direitos das crianças e adolescentes, além de auxiliar o poder público na elaboração de políticas de atendimento, conforme as necessidades do município.

- Entendemos que, muitas vezes, as ações executadas pelo poder público necessitam de apoio para alcançar um número maior de beneficiados. E como esse é um dos nossos objetivos, o conselho tem deliberado a favor de apoiar os projetos de atendimento à criança e ao adolescente, ressaltou o presidente.

Entre estas ações estão a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, para a realização do II Fórum da Infância e Juventude, que aconteceu em Glicério, no último dia 19, e reunião com dezenas de jovens, pais e profissionais para discutir as questões que envolvem a criança e o adolescente, para posterior divulgação de um manifesto elaborado pelos próprios assistidos.
Segundo o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, o apoio do CMDDCA foi fundamental para a realização do evento. “Não apenas pelo material de apoio doado, contendo um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ilustrado da Turma da Mônica, mas o apoio do conselho foi fundamental, pois deu ainda mais visibilidade, e conseguimos atingir nosso objetivo, que foi colocar os jovens discutindo problemas da sua realidade, para elaborarmos propostas para solucioná-los”, destacou.

O Criaad-Macaé (antigo Criam), também foi outro órgão beneficiado pela parceria com o Conselho da Criança. Os jovens atendidos na instituição visitaram, na última quinta-feira (17), a Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. A oportunidade, que serviu para aproximar os jovens que cumprem medidas sócio-educativas de uma opção cultural saudável, teve o suporte do CMDDCA. “O Conselho entende que ações como essa, que promovem a aproximação do jovem com ações saudáveis como a cultura, o lazer, o esporte devem ser incentivadas. Quando surgiu o pedido de apoio, não pensamos duas vezes, e os conselheiros aprovaram por unanimidade. Esperamos que os jovens tenham aproveitado a oportunidade”, ressaltou Juliano Sebastian, secretário geral do CMDDCA.

O Conselho da Criança também foi parceiro do Conselho Municipal Antidrogas, na realização do II Fórum sobre Drogras e da Caminhada de Prevenção às Drogas. De acordo com a conselheira Zoraia Sobrinho, que representa a Polícia Militar nos dois conselhos, a integração é importante para que os objetivos sejam alcançados. “A gente entende que essas ações devem sempre ser integradas para que a população seja beneficiada”, disse.

Nesta semana, outra ação terá a parceria do CMDDCA. É a Semana da Árvore, ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Agenda 21, que tem como parceiros, além do Conselho da Criança, a Casa do Caminho, o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, as escolas municipais Renato Martins e Elza Ibrahim, entre outros. Durante toda a semana serão realizadas ações em diversos pontos da cidade, como plantio de árvores e palestras educativas.

O CMDDCA está funcionando, desde o início do mês, em uma nova sede, na avenida Papa João XXIII, nº47, Centro. Os contatos são através do telefone 2772-4268 ou pelo site cmddca@macae.rj.gov.br.