Conselho da Criança começa elaborar implantação do disque-denúncia

01/10/2009 14:01:06 - Jornalista: Equipe Secom

O Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) se reuniu com a equipe do MovRio para juntos elaborarem o projeto de implantação do Disque Denúnica para o Conselho Tutelar de Macaé.

O encontro aconteceu na sede da instituição, no Rio de Janeiro, reunindo a diretoria do CMDDCA e os coordenadores e equipe técnica do MovRio. Juntos começaram a traçar o projeto que pretende implantar até o final do ano, um serviço de atendimento à população por telefone. “Nossa proposta é facilitar o acesso da população que quer denunciar maus tratos e desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes, possibilitando maior agilidade nesse processo”, explicou o secretário geral do CMDDCA, Juliano Sebastian.

De acordo com Jaques Zajdsznajder, coordenador do Disque Denúncia, as pessoas poderão fazer as denúncias sem medo de represálias. “O disque-denúncia tem uma equipe de atendentes especialmente treinada para receber sua ligação e sua denúncia. Nosso time nunca irá perguntar seu nome ou qualquer coisa que possa identificá-lo. Tenha a convicção de que o que você diz é muito importante no auxílio a uma futura investigação do Conselho Tutelar”, ressaltou.

Além do Disque Denúncia, o CMDDCA está preparando a implantação do Sipia ( Sistema Integrado de Proteção a Infância e Adolescência). Para Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé, com o sistema funcionando, a qualidade no atendimento vai melhorar. “O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente”, destacou.

O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base real em todos os estados para formulação de políticas públicas no setor. É um sistema que está sendo formulado por etapas. “Ele é composto por módulos que abordam aspectos específicos na área da criança e do adolescente. Cada módulo tem seu projeto lógico e físico com fontes geradoras de dados, instrumentos de execução, formas de gerenciamento próprias”, explicou Antonio Felipe.

O Conselho Tutelar funciona na Rua Conde de Araruama, 301, Centro, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Os telefones de plantão são: 27620405 (durante o dia) e 98795521 (noturno e final de semana).