Conselho da Criança e do Adolescente lança página no Twitter

25/06/2009 09:04:46 - Jornalista: Equipe Secom

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA), que está produzindo o seu site, resolveu se antecipar e lançou, na segunda-feira (22), uma página no Twitter, sistema de notícias em formato de microblog que é sucesso em todo o mundo.

De acordo com Juliano Sebastian, secretário geral do CMDDCA, a ideia surgiu quando a diretoria estava pensando em uma ferramenta para informar sobre as ações do conselho, enquanto o site não fica pronto. “Entendemos que as ações do CMDDCA Macaé precisam ser divulgadas, uma vez que atuamos diretamente na proteção aos direitos das crianças e adolescentes do município”, ressaltou.

A proposta é atualizar diariamente com notícias sobre reuniões, projetos, editais, cursos, e informações ligadas ao público alvo. “Constantemente, as pessoas nos procuram para saber sobre projetos sociais. Através do Twitter, esperamos estar divulgando essas informações e também, prestando contas das ações do conselho, já que lidamos com dinheiro público, e o nosso público alvo merece prioridade absoluta”, destacou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé.

O endereço da página do CMDDCA Macaé no Twitter é: http://twitter.com/cmddca_macae, e já está no ar, com novidades sobre a VI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que acontecerá em Julho. "É o primeiro Conselho de Direitos do Brasil a usar a ferramenta, e também o primeiro órgão da administração municipal a aderir", ressaltou Juliano.

O que é o Twitter

O Twitter é um site que funciona como difusor de notícias, tudo em um espaço de 140 caracteres. As pessoas, empresas, órgãos públicos podem criar a sua página, gratuitamente, e divulgas ações e projetos, ou mesmo para falar alguma trivialidade do dia-a-dia.

Lançado em 2006, o Twitter chegou ao estrelato no final do ano passado, quando o então candidato à presidência dos EUA, Barack Obama, utilizou-o em sua campanha, como forma de se aproximar dos eleitores. Estrelas como a apresentadora Oprah Winfrey, a atriz Demi Moore e o ator Ashton Kutcher são alguns dos usuários.

No Brasil, o site começou a chamar a atenção no início deste ano, e foi matéria de capa em grandes revistas e jornais. Entre os usuários famosos estão o cantor Léo Jaime, o apresentador Marcelo Tas, e o ator Wagner Moura, e também a Petrobras, que no início do mês lançou o blog (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/) e a sua página no site de notícias.

O sucesso do site é tão grande que o presidente Lula já está preparando o lançamento da sua página para o próximo mês, onde responderá semanalmente a perguntas de jornalistas e da sociedade, seguindo os passos de outros políticos como a ministra Dilma Rousseff, o governador José Serra e o deputado Ricardo Berzoine (presidente nacional do PT).

Pesquisa realizada em Março de 2009 sobre o Twitter

• Box: 72,5% de todos os utilizadores aderiram durante os primeiros cinco meses de 2009
• 85,3% de todos os usuários do Twitter postam menos que um update/dia
• 21% dos usuários nunca sequer fizeram uma publicação,
• 93,6% dos twitteiros têm menos de 100 seguidores
• 5% dos usuários representam 75% de toda a atividade do sistema
• Nova Iorque é o local que tem o maior número de twitteiros, seguido por Los Angeles, Toronto, São Francisco e Boston. Detroit foi o local que mais teve adesões durante os primeiros cinco meses de 2009
• Mais de 50% de todas as atualizações são feitas a partir de ferramentas/programas. O TweetDeck é a alternativa mais popular, alcançando 19,7% das pessoas
• 53% do universo Twitter é representado por mulheres e 47% por homens
• O Brasil é o quinto país no ranking de usuários