Conselho da Criança e Subsecretaria de Juventude fecham parceria

25/03/2009 08:47:35 - Jornalista: Equipe Secom

Procurando cumprir um calendário de reuniões para apresentação dos projetos para este ano, e fechamento de parcerias, a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) se reuniu com o subsecretário de Infância e Juventude de Macaé, Luiz Fernando Tereza.

Segundo o presidente do Conselho, Antonio Felipe Gonçalves, a ideia da diretoria é procurar ser parceira do poder público e da sociedade civil, mostrando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CMDDCA, e aprovando os projetos desenvolvidos pelas secretarias. "Entendemos que, dentro do poder público municipal, a subsecretaria de Infância e Juventude, deve ser a principal parceira do Conselho, uma vez que temos a função da apoiá-la, levantando demandas e apresentando políticas públicas", explicou o presidente.

Do encontro, que aconteceu na sede do CMDDCA, saíram parcerias que visam minimizar os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes do município, bem como suas famílias. Entre elas, a doação de 500 exemplares da cartilha “A Turma da Mônica apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente”, produzida pelo Conselho, e o apoio logístico para o I Fórum Infanto-Juvenil Manifesto de Combate à Violência que será realizado no auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), no próximo dia 28.

Para o subsecretário de Infância e Juventude, o poder público municipal reconhece o papel fundamental do CMDDCA, e pretende ser parceiro das ações que garantam os direitos da criança e do adolescente. "É preciso ressaltar que é fundamental a união para conseguirmos resolver os problemas sociais de Macaé. Por isso, estamos à disposição para apoiar as ações do CMDDCA, com vistas ao fortalecimento de todos, se cada um se fortalecer no desempenho de suas funções, a criança e o adolescente serão os principais beneficiados", destacou, Luiz Fernando Tereza.

O manifesto aprovado pelos jovens participantes do I Fórum Infanto-Juvenil também servirá de referência para a escolha dos temas que serão abordados na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. “Entendemos que, o trabalho de levantar junto aos jovens as demandas, que será realizado no Fórum, deve servir de apoio para o CMDDCA na realização da Conferência Municipal. Por isso, estamos dando todo o apoio à subsecretaria”, ressaltou Antonio Felipe.

De acordo com o subsecretário, o objetivo é dar voz aos principais agentes deste processo - as crianças e adolescentes. E, a partir das informações colhidas, serão elaboradas ações mais específicas que terão como meta fazer recuar os índices de violência nesta faixa etária em Macaé. “As crianças e adolescentes precisam ser ouvidos porque são eles que vivem este cotidiano”, ressaltou Luiz Fernando.