Conselho da Criança inaugura Núcleo de Atendimento à Família em Macaé

18/05/2010 17:48:25 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Kaná Manhães

Unidade, que fica na rua Télio Barreto, no centro

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé –CMDDCA, inaugurou nesta segunda-feira (17) a sede do seu projeto Núcleo de Atendimento à Família - NAF. O projeto surgiu de uma necessidade apontada durante a realização do Mapeamento das Ações Sociais de Macaé realizada pelo CMDDCA e o modelo que será aplicado em Macaé foi conhecido durante a participação na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, que aconteceu em dezembro de 2009.

“Durante o mapeamento, os profissionais do setor e os beneficiados reclamaram da ausência de um local na rede de atendimento, onde as relações familiares seriam trabalhadas. Durante a Conferência, pudemos conhecer modelos de NAF instalados por todo o país e aperfeiçoar para aplicação em Macaé”, destacou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé.

Executado pela Viva Rio, instituição selecionada por edital público, o Núcleo de Atendimento Familiar – NAF, vai realizar o trabalho de Terapia Familiar, buscando reconstruir os laços entre os membros. “Por vezes, quando um indivíduo apresenta um problema este pode ter tido origem num conjunto de relações familiares deficitárias e afetar todos os outros membros. Se tratarmos apenas a pessoa que manifestou o problema deixaremos de tratar todos os outros afetados pela mesma dificuldade. Isto faz da terapia familiar um excelente aliado do tratamento psicoterápico individual”, ressaltou Antonio Felipe.

O NAF CMDDCA atenderá casos encaminhados pela rede de assistência do município, entre eles as famílias de crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar e Conselho Municipal Anti-Drogas. “Em toda família coexistem tendências para saúde e para doença, o diferencial se fará depender de como a família enfrente situações de crise, de como está a afetividade e a comunicação entre seus componentes. Estes serão indicadores de relações saudáveis ou adoecidas”, explicou Juliano Sebastian, membro do CMDDCA e secretário geral do Conselho Anti-Drogas.

O apoio da Prefeitura de Macaé foi fundamental para a implantação dos projetos do Conselho, segundo o presidente. "A nossa intenção é criar mais um instrumento de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Através do fortalecimento do CMDDCA, o prefeito Riverton tem dado todo o suporte para as ações do Conselho, destacando do efetivo da Prefeitura profissionais de diversas áreas para atuarem no órgão. Dessa vez não foi diferente. Esperamos que, no próximo ano, o NAF se torne uma política pública permanente do município", disse Antonio Felipe Gonçalves.

A sede do NAF CMDDCA funcionará na Rua Dr. Télio Barreto, 563, Centro. Durante toda essa semana a equipe técnica estará em cursos, para, a partir do dia 24, comece a atender o público. Durante a inauguração foi feita uma apresentação das crianças e adolescentes do projeto Levando a Vida na Flauta, da Casa do Caminho. Para mais informações já estão disponíveis os emails NAF.CMDDCA@MACAE.RJ.GOV.BR e CMDDCA@MACAE.RJ.GOV.BR .