Conselho da Criança realiza Diagnóstico Social de Macaé

26/06/2009 11:19:40 - Jornalista: Equipe Secom

Visando auxiliar o município na elaboração de políticas públicas para a proteção integral da criança e do adolescente, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) começou a realização do diagnóstico social de Macaé.

A primeira fase do projeto é um mapeamento de todos os projetos e programas, governamentais e não-governamentais, que funcionam no município e tenham como foco a criança e o adolescente. “Com esse levantamento, pretendemos saber as áreas que precisam ser aprimoradas, bem como aquelas onde há a necessidade de implantação de projetos”, ressalta Juliano Sebastian, secretário geral do CMDDCA.

De acordo com a secretária de projetos do conselho, a assistente social Edileny Vilaça, a idéia é poder enxergar as áreas onde o município ainda está carente de ações sociais para a criança e o adolescente e, com isso, poder traças novas estratégias que garantam a proteção integral, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Sem esse levantamento, fica complicado para a gente poder determinar com certeza as necessidades da população e, conseqüentemente, não atingimos nossos objetivos”, destaca.

A empresa RCP Consultoria, contratada para a realização deste serviço está nas ruas desde o início do mês, visitando as instituições cadastradas no CMDDCA, bem como as secretarias municipais. “Pedimos a ajuda de todos, sejam secretários municipais e gestores de ONGs que recebam os entrevistadores e forneçam os dados solicitados. Sua colaboração será importante para aprimorarmos os projetos de atendimento à criança e ao adolescente”, afirma Alexandre Fernandes, vice-presidente do CMDDCA

Já a segunda fase, com previsão de ser executada no segundo semestre, fará uma análise mais profunda da realidade dos projetos, afim do conselho poder apontar ao governo municipal as necessidades das crianças e adolescentes, bem como sugestões de melhorias. “Após a apresentação desse levantamento teremos uma visualização dos projetos e programas. Com isso, poderemos fazer uma análise mais detalhada das instituições para que, futuramente, tanto o CMDDCA, quanto o poder público municipal possam executar ações de fortalecimento desses projetos”, conclui Antonio Felipe Gonçalves, presidente do conselho.

As instituições que ainda não foram visitadas e que quiserem colaborar com a pesquisa podem entrar em contato com o Departamento de Pesquisa da RCP Consultoria através do telefone 2762-3018 ou pelo e-mail diagnostico@rcp.srv.br. O CMDDCA também se coloca à disposição para solucionar quaisquer dúvidas a respeito da pesquisa, através do telefone 27724268 ou do e-mail cmddca@macae.rj.gov.br.