Conselho de Ciência e Tecnologia conhece Simulador de Guindastes da Petrobras

11/09/2009 11:41:09 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Kaná Manhães

Simulador Nacional de Guindastes está instalado no Senai

Os membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia tiveram, na quarta-feira (9), a oportunidade de conhecer o Simulador Nacional de Guindastes, instalado no Senai de Macaé. Além disso, puderam assistir a uma demonstração prática do funcionamento do mesmo e visitar os laboratórios do Senai.

De acordo com o presidente do Conselho, Omar Machado de Araújo, a visita foi muito elucidativa. “O simulador é um exemplo dos resultados que podem ser alcançados se for investido capital em Ciência e Tecnologia. Temos que incentivar empresas e o próprio governo a destinarem mais recursos a essas áreas”, explicou.

Ele explicou ainda que, atualmente, o conselho está buscando novas parcerias de empresas privadas para a oferta de mais vagas em capacitação profissional.

- Estamos tratando, no conselho, a questão do acesso das pessoas residentes no município, aos cargos e empregos nas empresas localizadas em Macaé. O mercado está exigindo pessoas cada vez mais capacitadas, mas, mesmo com todas as ações desenvolvidas pela prefeitura, ainda há um déficit entre a mão-de-obra encontrada e o que as empresas precisam. Nesse sentido, a visita aos laboratórios também foi proveitosa, porque pudemos ver a estrutura que tem disponível para futuras parcerias -, disse.

Segundo a Lei 3.015/2007 compete ao conselho propor, avaliar e acompanhar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público; incentivar a geração, difusão e democratização do conhecimento, das informações e novas técnicas, e incentivar a introdução e adaptação, à realidade local, de técnicas já existentes; promover e incentivar estudos, eventos e pesquisas nestas áreas.

Além disso, contribui na política científica e tecnológica a ser implementada pela Administração Pública Municipal, visando a qualificação dos produtos e serviços municipais; sugerir políticas de captação e alocação de recursos para suas respectivas finalidades; avaliar o correto uso destes recursos; apreciar e pronunciar-se sobre planos gerais e específicos que estejam relacionados com o desenvolvimento científico tecnológico do Município; manter registro próprio e sistemático de seu funcionamento e atos; e assegurar a publicidade de seus atos, através do órgão oficial de imprensa do Município, por meio de relatórios anuais à Câmara Municipal e à população de Macaé, bem como através de outros instrumentos definidos pelo regimento interno.

Pioneiro na América Latina, o simulador é um projeto desenvolvido totalmente no Brasil pela Petrobras e inserido no Fórum Regional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás) na Bacia de Campos. O equipamento é utilizado em treinamento realizado pela Petrobras em parceria com o Senai, simulando um guindaste em dois tipos de unidades de produção offshore em possibilidades de ambiente muito próximas da realidade vivida pelos profissionais nas plataformas e navios.