Conselho de Meio Ambiente se reúne para deliberar ações

13/07/2010 12:29:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Reunião do Commads aconteceu nesta segunda-feira (12)

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e normativo, integrante do Sistema Municipal de Meio Ambiente se reuniu mais uma vez, com o objetivo de contribuir na construção de políticas públicas ambientais.

Durante a nona reunião do Commads, que aconteceu nesta segunda-feira (12), no auditório do Paço Municipal, os conselheiros ouviram explicações da Câmara Técnica Lagoa Imboassica, acerca do trabalho que estão desenvolvendo no entorno da lagoa e, conheceram através de fotos e de relato do presidente da Associação de Moradores das Malvinas, Wellington de Souza, um grande assoreamento que está acontecendo no Rio Macaé, bem próximo à Ilha.

Em sua fala, Souza apresentou a preocupação daquela comunidade com relação a uma possível enchente na Ilha Malvina, caso aconteça uma chuva forte. “Por causa do assoreamento, o Rio já está com 1,20m acima do espelho d’água. Se acontecer uma chuva forte poderá ocasionar uma enchente nas Malvinas. Isso é preocupante, por isso, viemos aqui trazer esse problema ambiental para que o Conselho possa apontar uma solução de preservação”, disse Wellington de Souza, mais conhecido como Juvenal – presidente da Associação de Moradores.

Comitiva – Para uma melhor avaliação, os conselheiros propuseram de comum acordo, uma visita no local. Nos próximos dias, a secretaria de Meio Ambiente, através do secretário Maxwell Vaz irá convocar representantes locais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para cumprir a agenda junto com a comitiva do Commads.

Câmara Técnica Lagoa Imboassica – A CT Lagoa Imboassica foi constituída na primeira reunião ordinária deste ano e é coordenada pelo presidente da Associação do Mirante da Lagoa, Sergio Neves. Os conselheiros motivados pela missão de sempre propor medidas a serem adotadas pelo governo municipal na formatação e execução das políticas públicas para o meio ambiente local, decidiram convidar representantes da secretaria de Obras e da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) para apresentar o fluxograma de operações da Estação de Tratamento Fazenda Mutum (ETE Mutum).

A reunião ordinária foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente Maxwell Vaz, que também é presidente do Commads.