Conselho de saúde aprova plano de metas e ações

14/12/2007 12:30:01 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi realizada na noite de quinta-feira (13), na Câmara Municipal a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião foi votado e aprovado por unanimidade o plano de ações e metas da Secretaria Especial de Saúde para o ano de 2008.

Presidente do conselho e secretário Especial de Saúde, o médico Luiz da Penha apresentou as propostas, que vão desde a prevenção e implantação e ampliação de novos serviços. “A prioridade do governo Riverton Mussi é investir maciçamente em prevenção, pois a cada real gasto com prevenção economizamos R$ 5”, frisou.

Entre as ações focadas na atenção básica está a ampliação do Programa Saúde da Família, que será implantado nos bairros Aroeira, Vila Badejo, Novo Eldorado e Recanto da Paz. Além disso, o PSF do Lagomar, que possui duas equipes num mesmo imóvel, será divido.

As campanhas de prevenção também farão parte do calendário de ações da Semusa. Entre elas a de homeopatia contra a dengue, as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, prevenção do câncer de colo de útero, câncer de próstata, entre outras.

No plano também foi dada atenção especial para os moradores da região serrana. Ainda no primeiro trimestre do próximo ano o Hospital Municipal da Serra, irá contar com os serviços de endoscopia, laboratório e pequenas cirurgias, que além de oferecer comodidade aos moradores das localidades irá diminuir a grande demanda do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos. Outro serviço é o funcionamento 24 horas da unidade de saúde do distrito do Sana.

Segundo o presidente, uma das prioridades é o credenciamento do serviço de oncologia disponível no município junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente os pacientes com câncer são encaminhados para tratamento no Rio de Janeiro ou Campos. Queremos acabar com o sofrimento destas pessoas, que além de estarem num momento de grande fragilidade ainda precisam enfrentar horas de viagem para se tratar”, completou.

A informatização da rede municipal de saúde é uma das metas para o próximo ano, que visa, sobretudo, a redução dos custos, principalmente no controle do fornecimentos de medicamentos.

Outro desafio será a inauguração do novo Pronto Socorro Pediátrico, que funcionará no prédio do antigo fórum de Macaé. O prédio foi cedido pelo governador Sérgio Cabral, quando esteve na cidade e o documento que cede o imóvel estadual para a prefeitura foi assinado durante a inauguração da Cidade Universitária.

O secretário Especial de Saúde lembra que objetivo do prefeito Riverton Mussi é proporcionar um atendimento mais humanizado na área infantil. Hoje, o pronto socorro pediátrico funciona em um prédio da Liga Beneficente São João Batista. A idéia é que o imóvel volte a abrigar uma unidade de atendimento aos idosos. A unidade oferece 30 leitos de internação clínica pediátrica e três leitos de emergência equipados com todo o material e medicamento de ressuscitação cardio-respitatória e respiradores para suporte de ventilação mecânica com corpo clínico, com médicos pediatras plantonistas.