Conselho Estadual de Educação Itinerante destaca o uso das tecnologias no ensino

19/05/2009 18:58:13 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Presidente do Conselho, Paulo Alcântara Gomes, apresentou a dinâmica de funcionamento do Conselho e expôs o trabalho de políticas públicas proposto pelo órgão

A utilização de novas tecnologias na rede pública de ensino e a descentralização da educação foram os principais assuntos debatidos durante a reunião do Conselho Estadual de Educação Itinerante, realizada nesta terça feira (19) no auditório da Cidade Universitária. O encontro reuniu secretários e coordenadores dos municípios de Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, além de professores da rede municipal de ensino de Macaé.

A secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, presidiu a reunião ressaltando a mudança que a nova gestão municipal está promovendo na educação, integrando os ensinos básico, médio e superior, com cursos de qualificação profissional, cursos de nível superior e pós-graduações. Ela falou também sobre o software de gestão escolar e a entrega dos computadores feitas para todas as escolas da rede.

O presidente do Conselho, Paulo Alcântara Gomes, apresentou a dinâmica de funcionamento do Conselho e expôs o trabalho de políticas públicas proposto pelo órgão. Para ele a descentralização do ensino é um fator essencial para que a educação possa ser levada a todos.

- Só assim teremos uma população realmente acessível ao conhecimento e não apenas aos centros urbanos. A tecnologia da comunicação e informação não se restringe a educação à distância, disse ele, acrescentando ainda a necessidade de cursos ligados ao conhecimento tecnológico uma vez que localidades como Macaé possuem áreas de atuação na cadeia do petróleo e gás.

A subsecretária de Educação na Política Pedagógica, Gelda Tavares, apresentou a política de Educação unificada no município, iniciada no início deste ano. Ela ainda destacou os cursos profissionalizantes oferecidos para os jovens e adultos através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Os temas abordados no encontro serão debatidos também nas Conferências Municipal e Intermunicipal de Educação, que serão realizadas nos dias três e quatro de julho, no auditório da Cidade Universitária. O tema central das conferências será “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.

O evento está sendo organizado com base nos eixos temáticos: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.