Conselho Gestor da APA do Sana discute ações para recuperação de manancial

26/03/2009 17:24:36 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: José Vieira

Segunda reunião do ano do Conselho Gestor da APA do Sana discute ações para recuperação de manancial

A segunda reunião do ano do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa) foi realizada nesta quinta-feira (26), pela manhã, na unidade do Macaé Facilita do Sana. A reunião foi conduzida pelo presidente do conselho e secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz e pelo secretário do Sanapa, Márcio Nascimento, e contou com a presença do subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, do diretor de saneamento da prefeitura, Carlos Renato Mariano e da comunidade.

Durante o encontro, foram discutidas propostas de ações para a recuperação do manancial hídrico que abastece a Escola Municipal do Sana. Também foi apresentado o projeto Corredor Ecológico Muriqui, por geógrafos do Instituto BioAtlântica e da Associação Ecológica Amigos da Serra. O projeto visa o desenvolvimento e a implantação de um projeto executivo que contribua para a implantação do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar – região entre os parques estaduais do Três Picos e Desengano – por meio da criação de áreas protegidas e da restauração florestal.

O Corredor Ecológico do Muriqui contempla diversos municípios: Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Macaé, Santa Maria Madalena e Bom Jardim. “O projeto é muito interessante e essas áreas abrigam espécies ameaçadas como o macaco muriqui o maior primata das Américas. Além da apresentação deste projeto e da discussão da recuperação do manancial hídrico que abastece a escola, foi incorporada à Câmara Técnica de Turismo, a Câmara Técnica do Portal e a da Comissão de Eventos”, explicou Maxwell Vaz.

De acordo com o subsecretário de Turismo, essa junção das câmaras técnicas só ajuda na discussão de propostas para o incremento do turismo no Sana. “Para melhorar o entendimento, as câmaras técnicas se transformaram em uma só, já que todas têm a mesma finalidade, que é o desenvolvimento do turismo local. O objetivo é melhorar o receptivo, que é o Portal do Sana, e incrementando propostas para a região”, observa Rosalvo Júnior.