Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia reelege presidente

28/06/2010 10:14:30 - Jornalista: Grazielle de Marco

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, em eleição na, quarta-feira (23), reelegeu o seu presidente Omar Machado para mais dois anos de gestão à frente da entidade. O restante da direção será definido na próxima reunião do conselho, a ser realizada no dia 14 de julho, às 18h, na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec).

Reeleito por unanimidade, o presidente da entidade, Omar Machado, lembrou as conquistas dos dois primeiros anos de mandato. “Esses dois anos foram de grande importância porque foi um momento de consolidação do conselho, recém criado. Aprendemos com nossos erros e daqui para frente iremos nos dedicar ao incentivo da Ciência e Tecnologia no município e da inclusão dos jovens nesse mercado que tem se mostrado tão exigente em termos de qualificação profissional”, comentou.

No total, estiveram presentes na reunião dez integrantes do conselho, que representam a classe científica, servidores públicos, empresas da cadeia produtiva de petróleo e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Omar explicou que, até a próxima reunião, quando serão eleitos o vice-presidente e o 1º secretário, cada um dos setores envolvidos terá a oportunidade de revalidar ou trocar o nome dos participantes. Para tal, serão enviadas correspondências para as empresas, solicitando renovação da indicação ou indicação ou troca dos conselheiros. “Com isso, queremos garantir o empenho e dedicação de todos os envolvidos para que possamos desenvolver as atividades do conselho de forma mais efetiva”.

Segundo a Lei 3.015/2007 compete ao conselho propor, avaliar e acompanhar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público; incentivar a geração, difusão e democratização do conhecimento, das informações e novas técnicas, e incentivar a introdução e adaptação, à realidade local, de técnicas já existentes; promover e incentivar estudos, eventos e pesquisas nestas áreas.