Conselho Municipal do Idoso abre inscrição para membros do Nupi

08/07/2005 15:57:57 - Jornalista: Sonia Braga

O Conselho Municipal do Idoso (Conim) está com inscrições abertas para a escolha de cinco membros e dez suplentes do Núcleo de Proteção aos Direitos dos Idosos (Nupi), com base na Lei Municipal nº 2.105/01. A data da eleição será dia 10 de agosto, no auditório do Colégio estadual Mathias Neto, das 9h às 16 h, após a apuração, prevista para as 16h. A validade do mandato é de dois anos, permitida a recondução com eleição.

A remuneração é de R$ 904,28, com 30 horas semanais e sistema de plantão noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em caráter domiciliar e de sobreaviso. As inscrições vão até o dia 16 deste mês.

Poderão concorrer candidatos que preencham os requisitos exigidos que incluem idoneidade moral, atestado de sanidade física e mental, ausência de antecedentes criminais, apresentação de certidão negativa da comarca do Fórum de Macaé, residir no município há mais de dois anos, estar em pleno gozo dos seus direitos políticos, comprovando com cópia simples e apresentação do original do protocolo da última votação. Outra exigência é que a pessoa interessada tenha, no mínimo, dois anos de experiência comprovada no trato com pessoas idosas, além de apresentar currículo com foto para análise e, por fim, ser aprovada na entrevista. O mais importante é que o candidato deve ter idade superior a 50 anos.

Para a inscrição, o candidato deverá preencher e assinar uma ficha de inscrição, fornecida pelo Conim, sendo de inteira responsabilidade do inscrito, todas as informações fornecidas. Não serão aceitas inscrições pela Internet.

Os interessados não precisam de nível superior para ocupar o cargo, no entanto deverão ter escrita condizente com a função, já que será responsável pela escrituração de seus atendimentos e toda documentação que possa advir no decorrer do tempo, já que, após a aprovação, a pessoa terá de lidar com processos e leis, debates com autoridades policiais, judiciárias, membros do Poder Executivo, entre outros, além do atendimento direto a famílias e idosos.

Será imprescindível ao candidato o conhecimento do Estatuto do Idoso e da Lei Municipal nº 2.105/01, que criou o Conselho Municipal do Idoso de Macaé (Conim). As entrevistas serão do dia 17/07/05 ao dia 30/07. Só serão convocados os candidatos que preencherem os requisitos exigidos, junto com a documentação.

A escolha dos membros será feita pela comunidade, através de votação secreta e a inscrição dos delegados, ou seja os que votarão, será mediante apresentação do Título de Eleitor de Macaé, comprovante de residência e documento de identidade. Na cédula, constarão os nomes de todos os candidatos e o eleitor deverá assinalar os cinco nomes relacionados.