Conselhos da Criança e de Educação conhecem Centro de Referência da Juventude

28/12/2009 13:10:41 - Jornalista: Equipe Secom

A convite da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) e do Conselho Municipal de Educação participaram da inauguração do Centro de Referência da Juventude (CRJ- de Manguinhos), na capital fluminense.

De acordo com Benedita da Silva, o objetivo do projeto é integrar os jovens à sociedade por meio do encaminhamento para o mercado de trabalho e da elevação da escolaridade. Para isso, a unidade oferecerá 700 vagas a crianças e adolescentes que poderão fazer cursos de cinema, gastronomia, informática, manicure e outros. Ao todo, o local vai oferecer 29 modalidades. Para Benedita da Silva, os centros serão o braço social da política de segurança pública do estado.

- Estamos buscando também uma integração com as prefeituras do estado para implementarmos o projeto em diversos municípios. Convidamos o pessoal de Macaé, pois é uma das prioridades e cidades que já têm o projeto aprovado no orçamento estadual para 2010, afirmou a secretária.

Para Juliano Sebastian, secretário geral do CMDDCA, foi importante conhecer a realidade do projeto, para que o município possa estar preparado a receber o mesmo. “Foi muito bom saber por Benedita, que Macaé está entre as prioridades do governo do estado na implantação do CRJ. Vamos chamar a sociedade para discutir, através do conselho, ações que podem ser implantadas no CRJ e repassar a demanda para o governo do estado. Também vamos apresentar o projeto ao prefeito Riverton, para que a prefeitura participe ativamente”, destacou.

Os centros de referência vão funcionar como local de integração das ações de diversas secretarias estaduais. De acordo com Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA, a implantação deste espaço público que tem o objetivo de atender jovens de 14 a 29 anos da cidade, vem com o intuito contribuir para a efetivação de políticas públicas para essa parcela da população. “Quando o espaço estiver implantado, disponibilizará diversas atividades dentre oficinas, cursos e encontros e pretende potencializar a autonomia e o protagonismo juvenil”, explicou Antonio Felipe Gonçalves.

Contribuir com a educação dos jovens através de projetos de qualificação profissional e de atividades extra-escolares também serão objetivos do Centro de Referência da Juventude, segundo Rafael Amorim, representante do Conselho Municipal de Educação. “Proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e profissional, a gente vai conseguir resgatar boa parte dos jovens que estão na criminalidade. Por isso, a importância da implantação do CRJ em Macaé”, comentou.

O evento, que contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, do governador Sérgio Cabral e da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, do Secretário Nacional de Juventude, deputados e senadores, fez parte das inaugurações das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além do Centro de Referência da Juventude Manguinhos também recebeu biblioteca, Casa da Mulher e centros de Geração de Renda, de Apoio Jurídico e mais de 400 apartamentos, em área urbanizada.