Conselhos Escolares vão ser ampliados a partir do próximo semestre

23/11/2011 16:03:07 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Joice Trindade

Reunião foi no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão

Os conselhos escolares serão ampliados a partir do próximo semestre letivo. Esta é a informação da coordenação do colegiado, que no final da tarde desta terça-feira (22), mobilizou pais e responsáveis dos alunos do 6º ano de escolaridade do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão durante o “Movimento Família Escola”.

Na oportunidade, os pais puderam conhecer mais a respeito da escola, do funcionamento e atribuições dos Conselhos Escolares, que são órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como objetivo deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito escolar. Durante a programação, a equipe da coordenação de conselhos escolares distribuiu cartilhas elaboradas pelo Ministério da Educação (Mec) com orientações de como acompanhar a vida escolar dos estudantes e dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

Diante da realização de encontros periódicos promovidos pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, a interação entre a escola e comunidade escolar é uma das prioridades da pasta. “O entrosamento dos pais com os educadores e profissionais de nossas unidades da rede municipal visa a melhoria do ensino. Conhecendo melhor a escola é que pais e responsáveis poderão contribuir ainda mais na formação de valores , que são agregados nas salas de aula”, diz o Secretário de Educação, Guto Garcia.

Já Rogélia Rozendo, palestrante e uma das integrantes da coordenação, aponta que a integração dos pais gera bons frutos ao contexto educacional. “Os encontros dos conselhos escolares deve acontecer quatro vezes no ano letivo junto ou não das reuniões dos pais”,destaca. Após distribuir as cartilhas, Rogélia Rozendo, realizou leitura compartilhada com os participantes da reunião.

Na oportunidade, eles puderam ler e refletir a respeito de questões como responsabilidade e participação dos pais, a importância do acompanhamento dos estudos dos alunos e a ajuda diante das atividades de casa, além da assiduidade e pontualidade.

Satisfeita a diretora da unidade, Lucy Caldas, observou que mesmo com a coordenação da escola promovendo reuniões com os pais, a participação do Conselho Escolar é primordial. “Estamos tratando de questões educacionais e voltadas para a família com maior transparência”, ressalta.

Participante da reunião, a mãe Elizete Gomes Pinto afirma que tudo que ficou sabendo com a palestra e a cartilha será essencial para a educação do filho, o aluno Lucas Gomes Pinto, de 13 anos.

Já o ex-aluno da unidade, Igor Geovani Santos, pontua que todos os pais devem saber mais a respeito da escola e do que acontece com os filhos. “A programação está de parabéns”, diz o prima de Lucas. Também presente, Aline Challegre Braga Naturana explica que vai fazer questão de fazer parte de todos os encontros. “Minha filha Emanuelle estuda aqui há seis meses e desejo saber como posso ajudar à unidade”, conta.

“Todos os pais devem ter atenção quanto às dificuldades dos alunos diante do ensino e o incentivo referente à leitura e escrita. Além disso, todos os estudantes e pais devem valorizar a escola como um todo, pois o comprometimento dos educadores e pais é essencial para reforçar a qualidade do ensino. Temos por exemplo, o índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB). Toda escola tem um IDEB, que apresenta dados sobre o ensino e infraestrutura. Um dos índices avaliados pelo IDEB é a Prova Brasil, avaliação que acontece a cada dois anos com os alunos dos 5º e 9º anos de escolaridade. O conselho está conseguindo transformar o espaço da escola em prol da qualidade do ensino”, destaca Rogélia Rozendo

Os conselhos escolares fazem parte de uma proposta do Ministério da Educação e tem como uma das finalidades promover relações pedagógicas que favoreçam o respeito ao saber do estudante e valorize a cultura; participar da elaboração do calendário escolar; acompanhar a evolução dos indicadores educacionais como evasão escolar, aprovação e aprendizagem, propondo, quando se fizerem necessárias intervenções pedagógicas e ou medidas sócio-educativas.

As próximas programações, que vão acontecer na unidade vão se estender no mês de dezembro. No dia 7 de dezembro, serão promovidos o Festival de Poesias, às 15 horas, além do Encontro de Aritmética. Já no dia 9 do próximo mês o teatro de bonecos da unidade vai participar do evento Rinha das Artes, às 15h. No dia 16 de dezembro haverá confraternização de encerramento do 9º e 3º anos do Ensino Médio.