Continua a construção da segunda ponte sobre o canal Fábio Franco

03/04/2009 15:15:33 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Nova ponte sobre o canal Fábio Franco vai melhorar o escoamento das águas pluviais para evitar alagamentos

A prefeitura de Macaé prossegue as obras de construção da segunda ponte sobre o canal Fábio Franco, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas pluviais para evitar os alagamentos de várias áreas de Macaé, situadas em regiões mais baixas. As obras acontecem na passagem de nível próxima ao supermercado ABC, entre a Rua Silva Jardim e a Avenida Santos Moreira, no Miramar. A obra está a cargo do consórcio CBPO-ZADAR, e faz parte do programa Água Limpa de macro-drenagem da prefeitura e que é uma das prioridades do governo do prefeito Riverton Mussi.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a macrodrenagem tem como principal objetivo acabar com os constantes alagamentos em bairros da cidade. O secretário explicou que a desobstrução das passagens de nível sob o canal da Fábio Franco fazem parte da primeira etapa do Programa Água Limpa.”Essas passagens contam com uma pequena abertura, o que impede o livre fluxo das águas pluviais, causando o transbordamento do canal e os alagamentos”, disse o secretário.

De acordo com o engenheiro do consórcio, Edílson Ferreira, a previsão para o término da colocação dessa ponte pré-moldada no local é o final do mês abril, se o tempo colaborar. O engenheiro colocou que trabalham na obra 25 pessoas, entre os que executam a obra e os que estão na linha de produção das peças. Além disso, o consórcio emprega no trabalho uma retroescavadeira e dois caminhões com capacidade para 12 metros cúbicos.

Nesta sexta-feira, 3, a antiga tubulação sob o canal foi retirada. Já estão no local as placas pré-moldadas que vão formar a ponte sobre o canal. Depois de concluída essa etapa, serão instaladas mais duas pontes, uma nos Cajueiros, próxima à Igreja Universal e outra na subida do Morro de Sant’Anna, no Miramar.

O secretário Tadeu Campos, acompanhando as obras, colocou que as ações sobre o canal da Fábio Franco são o primeiro passo do Programa Água Limpa, mas outras ações vão acontecer para solucionar os problemas das enchentes em vários bairros.

- Não adianta apenas o aumento da capacidade de escoamento do canal. Quando essas pontes pré-moldadas já estiverem todas no local, vamos iniciar as obras na elevatória da Télio Barreto para que esse trecho fique com o escoamento pronto em direção ao Rio Macaé. Para isso será construído uma galeria sob a Rua Télio Barreto, com capacidade de 5 metros por 2,5 metros para que as novas bombas que serão instaladas na elevatória possam agilizar o escoamento das águas pluviais, falou Tadeu Campos.

O secretário de Obras colocou também, sobre as primeiras ações do Programa Água Limpa, que depois dessa fase serão iniciadas as obras na área que ficam à montante do Canal da Fábio Franco. “Vamos iniciar então as obras no canal da Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim e no canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), para completar o ciclo do escoamento das águas pluviais nessa região. Feito isso, as águas sairão com mais velocidade, acabando com os alagamentos nessa região sempre que chove mais forte em Macaé”, concluiu Tadeu Campos.