Continuam as obras da nova rede de drenagem do Novo Cavaleiros

24/09/2009 17:28:47 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

As obras da rede principal de drenagem estão quase concluídas e será iniciada a instalação da rede secundária

Com o objetivo de acabar com os alagamentos no Novo Cavaleiros, a prefeitura de Macaé continua a atuar no bairro, instalando galerias concreto para ampliar a vazão das águas pluviais. Até o momento, já foram instaladas dentro do bairro 800 metros de galerias pluviais e também 400 metros de tubulação de 1.500 e 1.200 milímetros, na construção da nova rede de drenagem da localidade.

Também já foram instaladas galerias fora do bairro, no canteiro central e sob a Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do Terminal Lagoa e que têm o objetivo de levar as águas pluviais colhidas no bairro ao ponto de vazão na Lagoa de Imboassica. No canteiro central, está sendo concluído um posto de visita que vai ligar as galerias que vêm do bairro com as que estão direcionadas para a lagoa de Imboassica.

As ações no bairro vêm sendo realizadas no bairro desde 15 de maio deste ano e estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico da cidade, desenvolvido pela prefeitura de Macaé desde junho de 2008.

Segundo o engenheiro José Manoel Sá Gonçalves, da Contagem Construção e Serviços Ltda, empresa responsável pelas obras no bairro, já foram concluídas as negociações com o proprietário de um galpão para dar continuidade às obras de interligação das galerias pluviais. Com isso e com a liberação pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), para que possa atuar junto à linha férrea com a retirada dos trilhos para passarem as galerias pluviais, as obras poderão ser concluídas nessa área, possivelmente já no início da próxima semana.

O engenheiro disse que as obras já concluídas e em fase de conclusão compõem a rede principal de drenagem do Novo Cavaleiros. Quando essa rede estiver pronta, vão começar as obras de instalação da rede secundária, completando a ação de drenagem do bairro.

A prefeitura investe no Novo Cavaleiros, com recursos próprios, R$ 29 milhões. As obras incluem a instalação de novas galerias de águas pluviais em todo o bairro. Essas galerias de concreto são retangulares e têm dimensões variadas, sendo as maiores de quatro metros por 1,80 metro. Ao todo, 1,6 milhão de metros quadrados de área do bairro recebem intervenções da prefeitura.

As obras no Novo Cavaleiros são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop). A meta de drenagem do bairro é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo. Se o tempo colaborar as obras no bairro devem estar concluídas de cinco a seis meses.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as obras na localidade são prioritárias para o prefeito Riverton Mussi, que vem acompanhando as ações no bairro para solucionar os alagamentos que trazem prejuízos aos moradores.