Continuam as obras de revitalização do Cine Clube Macaé

27/05/2010 17:18:36 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Cerca de 30 pessoas estão trabalhando no local

A Petrobras e a Prefeitura Municipal de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura, deram início no mês de abril às obras de revitalização do prédio do Cine Clube de Macaé, fundado em 1964. Cerca de 30 pessoas estão trabalhando no local para que tudo saia dentro das datas previstas no cronograma do projeto.

As obras de revitalização do prédio foram divididas em duas fases, a primeira, de demolição, que terminará no mês de outubro deste ano. Já a segunda fase, de construção e reforma, está prevista para acabar em março de 2012. Todas as frentes de demolição já foram iniciadas e, na próxima semana, será concluído o tapume, cerca protetora em torno de toda a obra.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a rua Sete de Setembro, ao lado do Cine Clube, deve permanecer fechada por cerca de um ano e meio a dois anos, com trânsito aberto somente para os moradores.

O local, que já foi ponto de encontro da sociedade e palco de muitas atrações culturais no município, será transformado em um pólo cultural, onde serão desenvolvidas atividades artísticas e audiovisuais com um espaço para realização de festivais. O Cineclube Macaé Petrobras, como será chamado, contará com sala de projeção com capacidade para 500 pessoas, sala de arte contemporânea, centro de memória fotográfica, biblioteca, estúdios multimídia, e espaços para a formação profissional.

Com o objetivo de divulgar e incentivar a cultura brasileira, a comunidade será beneficiada com cursos profissionalizantes gratuitos realizados nas salas do Cine Clube e tem por base, beneficiar cerca de 2.500 pessoas por ano, entre crianças, adolescentes e adultos residentes em área de risco social.