Cooperativas de catadores se reúnem para conhecer projeto do Ecoponto

06/10/2011 16:25:40 - Jornalista: Tathiana Campolina

Representantes de três cooperativas de catadores de Macaé e o secretário de Ambiente do município, Maxwell Vaz, se reuniram na manhã desta quarta-feira (05), na Secretaria de Ambiente, a fim de estabelecer propostas e metas de trabalho no Ecoponto, que tem previsão de ser inaugurado em dezembro.

- Estamos reunidos aqui hoje, pois tive uma reunião com o prefeito há pouco tempo e ele me garantiu que o Ecoponto será um dos presentes que pretende entregar a Macaé no fim deste ano. E não adianta ele entregar só a obra, temos que formar um plano de trabalho, já que faremos um convênio com as cooperativas, para que vocês recebam os produtos, façam a comercialização diretamente com as empresas de reciclagem, sem o atravessador, e com este dinheiro arrecadado façam a divisão para os cooperados”, explicou Maxwell.

O secretário ressaltou que esta atividade atende à política nacional de resíduos sólidos, que visa aliar o social ao ambiental. O funcionamento do Ecoponto será de 8h às 24h e a expectativa é grande. Maxwell destacou que as cooperativas continuarão trabalhando fora do Ecoponto, conforme acontece hoje, e o espaço será um lugar a mais para eles executarem as atividades.


Os catadores da Fronteira , segundo sua representante, agiuardam com ansiedade a inauguração do Ecoponto. “Estamos ansiosos para começar a trabalhar, os cooperados ficam perguntando quando ele será inaugurado e queremos ver o projeto em ação”, disse a representante da cooperativa de catadores da Fronteira, Penha da Silva Barbosa.

- Esse é um projeto piloto, em que o secretário de Ambiente está nos apoiando e que tem tudo para dar certo", destacou o representante da Coopcleanm, Anderson de Oliveira Araújo.