Coordenação de Apoio ao Aprendizado promove inclusão na rede municipal

23/12/2011 07:58:54 - Jornalista: Carlos Fernandes

Desde 2010, a Prefeitura de Macaé, por meio da equipe multiprofissional da Secretaria de Educação, realiza um trabalho na rede municipal de ensino voltado para todos os estudantes com transtornos de aprendizagem. O objetivo é ampliar as oportunidades com recursos e apoio necessários para garantir o progresso de todos os alunos no processo educativo. Formada por fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, orientador pedagógico e um supervisor, a equipe agora passa a atuar como Coordenadoria de Apoio a Aprendizado.

A base teórica para a realização do trabalho são as contribuições da neurociência, da psicologia, da aprendizagem, da fonoaudiologia educacional, da psicopedagogia e do serviço social na promoção das condições efetivas de aprendizagem, garantindo a equidade dos recursos pedagógicos, a qualidade dos processos educacionais e os resultados.

- A efetivação da equipe multiprofissional como Coordenadoria de Apoio ao Aprendizado é mais um passo da Secretaria de Educação para que o município tenha escolas cada vez mais adaptadas e acolhedoras. Além de formação específica para os professores, ambiente e materiais adequados, os alunos contam com um apoio para que possam participar melhor das atividades escolares, já que uma equipe multidisciplinar acompanha estes estudantes e ajuda a escola e as famílias a contribuírem para o desenvolvimento deles – diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

A equipe da Coordenadoria de Apoio ao Aprendizado tem como eixos a orientação aos responsáveis, avaliação dos alunos, encaminhamento aos serviços especializados quando necessário e o monitoramento e acompanhamento posterior desses alunos, elaboração de material educativo e de programas de redução das dificuldades dos transtornos de aprendizagem e de outros transtornos que interferem na aprendizagem.

- O trabalho construído e integrado com a Orientação Pedagógica vai garantir o apoio pedagógico necessário aos alunos com dificuldades escolares, com transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia, além de Transtorno Global da Aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e Transtorno de Conduta. Faremos uma formação com os orientadores educacionais e supervisores de ensino para que a equipe técnico-gestora das unidades escolares e a equipe multiprofissional tenham um trabalho integrado, que tem como prioridade as oportunidades de aprendizagem, explica a coordenadora Julia Abreu.

Em 2012, serão lançados ainda quatro cadernos de procedimentos educacionais para colaborar com o trabalho pedagógico realizado nas unidades de ensino. Neles estarão contidas orientações sobre transtornos Específicos de Leitura (Dislexia), Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), orientações Gerais/Habilidades Metacognitivas, Transtorno de Conduta e Hiperatividade.

- O trabalho desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Apoio ao Aprendizado vem complementar e fortalecer o planejamento e as práticas educacionais com estratégias pedagógicas diferenciadas para os alunos que apresentam demandas específicas. Os avanços da neurobiologia no processo de aprendizagem é uma contribuição que a equipe traz para alcançarmos uma educação de qualidade para todos – completa Julia Abreu.

Além destas ações, a equipe multiprofissional da Coordenadoria de Apoio ao Aprendizado ainda elaborou protocolos tanto de avaliação de comportamento, quanto de habilidades de leitura e escrita. E mediante as solicitações das unidades escolares, que encaminham um ofício com os dados do aluno e o motivo da solicitação para avaliação, a equipe dá início ao trabalho na escola, como explica a coordenadora:

- Se for uma queixa relacionada à aprendizagem, preferencialmente, o professor preencherá uma ficha de leitura e escrita de acordo com o ano escolar e, se a queixa for comportamental, ficha de comportamentos observáveis. A importância do “olhar” da escola é fundamental para avaliação do aluno, assim como a participação da família neste processo.

Confiante no trabalho da Coordenadoria de Apoio ao Aprendizado, o secretário Guto Garcia afirma que será um trabalho integrado, visando cada vez mais à inclusão: “Trabalhamos com a compreensão de que todos os alunos devem ter acesso a métodos de ensino-aprendizagem específicos para suas habilidades e capacidades”, finaliza o secretário.