Copa do Mundo de 2014: representante da FIFA avalia rede hoteleira de Macaé

06/10/2011 16:32:21 - Jornalista: Álvaro Marcos

Foto: Ana Chaffin

Cidade está incluída em uma relação de 64 locais que pleiteiam receber uma delegação estrangeira na Copa de 2014

Macaé deu mais um passo para acolher uma Seleção na Copa do Mundo de 2014. Ontem à tarde (5) e hoje pela manhã (6) a cidade recebeu a visita de Federico Dunzelmann, da Fifa Accommodadion Office (FAO), órgão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) responsável por avaliar redes hoteleiras.

Federico avaliou pessoalmente seis hotéis do município. Ele foi acompanhado pelo gerente de projetos da Coordenadoria Macaé 200 anos, Lúcio Duval, e pelo interlocutor entre a prefeitura e a FIFA, Romaric Büel. Federico não pode dar entrevista à imprensa. "O objetivo foi colher informações técnicas específicas", disse Lúcio.

Oficialmente, em relação a acomodações, esta foi a primeira vistoria da FIFA em Macaé. "O que ficou de positivo é a certeza que passamos a ter em relação a possibilidade da hospedagem de uma Confederação de Futebol, mesmo com a alta taxa de ocupação de nossa rede hoteleira", informou Lúcio.

Macaé tem a segunda maior rede hoteleira do Estado. Além disso, o município possui aeroporto e um estádio reformulado (Cláudio Moacyr de Azevedo) com modernas instalações. Outro requisito atendido é a distância de uma hora para um Aeroporto Internacional. Neste caso, o da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

A cidade está incluída em uma relação de 64 locais que pleiteiam receber uma delegação estrangeira na Copa de 2014. "Todos esses lugares preparam um dossiê, que será encaminhado ao escritório central da FAO. De lá, o material será filtrado e encaminhado às Confederações", explicou Lúcio.

De acordo com Lúcio, até o mês de dezembro a FAO deve manter contato com os hotéis das 32 cidades que vão receber as delegações do Brasil e dos 31 países visitantes. "Temos muitas vantagens adicionais, como curto deslocamento entre hotéis e o estádio, possibilidade de entretenimento e boa rede de saúde", enumerou o gerente.

Macaé é uma das quatro cidades do Rio de Janeiro pré-selecionadas pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 como potenciais candidatas a servir como Centro de Treinamento de Seleções, antes e durante a competição. Os outros municípios do Estado na relação são Búzios, Petrópolis e Teresópolis.

No ano passado a prefeitura de Macaé preparou um documento com informações sobre infraestrutura hoteleira e esportiva. As informações foram entregues à Match Services, uma das responsáveis pela organização da Copa do Mundo de 2014. O objetivo foi apresentar a estrutura e a potencialidade do município.