CPG promove relacionamento participativo intersecretarias

07/05/2010 17:21:40 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Cris Costa

Palestra mostrou como a Defesa Civil trabalha em conjunto com outras secretarias

Nada de blábláblá. A Câmara Permanente de Gestão (CPG), presidida por Romulo Campos, tem um papel de destaque na Prefeitura de Macaé a partir da promoção de ações diretas e democráticas para uma gestão pública desburocratizada, flexível e voltada para o cidadão, com participação social que começa dentro da prefeitura. Um dos trabalhos neste processo foi a palestra ministrada pelo coordenador extraordinário da Defesa Civil Municipal, Eric Lacerda de Schueler, a convite de Romulo, nesta sexta-feira (7), no auditório do Paço Municipal, para o corpo funcional da CPG.

- É importante intensificar a relação intersecretarias e a palestra da Defesa Civil apresentou as ações articuladas que são desempenhadas no governo quando o município enfrenta situações de emergência. Serviu para mostrar o preparo do órgão que não atua sozinho, pois precisa da cooperação de outros organismos municipais como Semusp, Obras, Mactran, GGIM, CPG, Secretaria de Assistência Social, Saúde e outros, destacou Romulo Campos.

Segundo ainda o presidente da CPG, a palestra mostrou como funciona o trabalho articulado, como a Defesa Civil aciona as demais secretarias envolvidas nas ações emergenciais que abalam o município, como o órgão parte para o atendimento às famílias, como é feita a avaliação das áreas de risco e de que forma o corpo técnico da administração municipal pode se envolver nesse trabalho.

- As ações desempenhadas pela Defesa Civil de Macaé são sérias e importantes, mas o que percebemos é que o trabalho ainda é desconhecido até por parte de alguns setores públicos. Por isto a CPG tomou essa iniciativa de em uma sexta-feira de cada mês promover um evento participativo entre os órgãos da prefeitura de forma que todos possam conhecer o funcionamento da máquina administrativa. Já promovemos este trabalho junto à Secretaria de Mobilidade Urbana e estamos agendando com outras secretarias municipais. Todas serão convidadas a dar a sua parcela de contribuição para fazermos a Macaé do futuro, observou Romulo Campos.

Ele frisou que a sistemática de trabalho da CPG é sempre participativa, multiprofissional e construtiva. Para Romulo, a participação social começa dentro do governo e só assim poderá atender cada vez melhor seus diferentes públicos.

- Promovendo o intercâmbio das relações todos os servidores estarão preparados para contribuírem efetivamente para o desenvolvimento do município. Os efeitos analisados até agora, desde a criação da CPG, têm sido positivos. Estamos conseguindo acabar com as barreiras para a implementação de programas intersecretarias e criando novo ambiente de trabalho, em que as pessoas aprendem, acreditam e passam adiante seu conhecimento, avaliou Romulo Campos.

A CPG foi criada para apoiar as estruturas operacionais do Executivo Municipal, visando à eficiência e eficácia dos programas e projetos do governo no atendimento das expectativas dos cidadãos, bem como das exigências estruturais e de crescimento ordenado da cidade. A sua missão é coordenar e supervisionar as ações da prefeitura quanto aos serviços prestados à população, envolvendo os diferentes organismos em todos os segmentos que formam o corpo técnico geral da prefeitura.

A estrutura administrativa da CPG é composta, além da coordenadoria geral, pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Gerência do Programa Cidade Limpa, Gerência de Saneamento e Urbanização das Comunidades, Gerência do Programa Cidade Digital, Gerência do Programa Mobilidade Urbana, Gerência do Programa Segurança, Gerência do Plano Diretor e Gerência do Programa Renda Mínima.

- Na medida em que fomenta o trabalho integrativo, a CPG garante nova dinâmica ao serviço público que requer conhecimento técnico passo a passo com interdisciplinaridade e humanização, com o objetivo de fazer uma prefeitura de qualidade para todos, enfatizou Romulo Campos.

Eric Schueler falou na palestra sobre a missão e estrutura da Defesa Civil, destacando que atualmente as ações de planejamento em Defesa Civil se estreitam com quase todos os ramos de atividades, sendo de fundamental importância para a sobrevivência humana, já que o órgão realiza ações de proteção às comunidades frente aos desastres naturais.

Eric Schueler falou também sobre o conceito de Defesa Civil, que é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. O trabalho envolve também a reconstrução e recuperação das áreas atingidas.

- Nossa missão é promover o equilíbrio das relações sociais, da intermediação dos conflitos e levar assistência ao cidadão em programas de proteção comunitária contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tudo isso seguindo os valores de ética, comprometimento, qualidade, integridade, profissionalismo, flexibilidade, honestidade, confiança, agilidade, pronto atendimento, otimismo, transparência e, acima de tudo, com trabalho em equipe, finalizou.