CPG promove terceira Oficina de Processo Participativo

04/12/2009 19:07:05 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

Objetivo é estudar propostas e projetos para a Macaé de 2013, quando o município completa 200 anos

A Câmara Permanente de Gestão (CPG) promove na próxima semana a terceira Oficina de Processo Participativo do Poder Público com o objetivo de estudar propostas e projetos para a Macaé de 2013, quando o município completa 200 anos de emancipação político-administrativa. A Oficina acontece quinta e sexta-feira (10 e 11) no auditório do Senai.

Os trabalhos terão como mediador o consultor José Gabriel Pesce Júnior, moderador de processos participativos e especialista em recursos humanos. Neste terceiro evento, participam profissionais das secretarias de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada e Defesa Civil. “As oficinas foram divididas por secretarias afins para que as idéias sejam discutidas em conjunto”, comentou o presidente da CPG, Romulo Campos, que coordena o projeto.

As oficinas surgiram a partir da criação da CPG, quando a equipe sentiu a ncessidade de promover maior integração entre as diferentes esferas do governo. Em junho, foi realizado o primeiro encontro da CPG, e em setembro, o trabalho se estendeu para as secretarias. “Nesta terceira fase, vamos reunir as pastas que têm atividades comuns, divididas em seis grupos. As oficinas vão ser realizadas até o final de janeiro”, disse o gerente de Transporte da CPG, Jorge de Brito.

Resultados práticos já aparecem

De acordo com Romulo, as duas primeiras oficinas já trouxeram resultados práticos para a gestão municipal, entre eles a inclusão de Macaé no Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam), do governo do estado. O Pecam está ajudando a prefeitura a fiscalizar melhor a manutenção e desenvolvimento de seus convênios com os governos Federal e Estadual, evitando problemas de inadimplência.

“Nas secretarias, foram escolhidos servidores com espírito de liderança, que serão os gerentes destes convênios, monitorando todo o processo”, explicou Romulo. Na próxima terça-feira (8), em uma parceria da CPG com o Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), os gerentes de convênios participam do Ciclo de Capacitação do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério de Planejamento. A partir de janeiro, este sistema será obrigatório para o monitoraramento dos convênios dos municípios com o Governo Federal.