Creche Fundação Ana Bríggida tem 186 crianças

07/10/2008 14:51:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Buscar a qualidade de vida de 186 crianças, cujas famílias são em sua maioria carentes. Este é o objetivo da creche Fundação Ana Bríggida, que funciona na quarta igreja Batista, no Miramar, com subvenção da prefeitura de Macaé. De acordo com o pastor Aécio Pinto Duarte, do total de crianças, em que as idades variam entre dois e nove anos, 86 têm bolsa integral graças ao convênio com a administração municipal.

O espaço físico da creche é constituído por 13 salas de aulas, uma biblioteca, uma quadra esportiva, um parquinho e um refeitório. São 33 funcionários, entre professores e auxiliares de serviços gerais. “Nossa principal meta é disseminar uma boa formação para as crianças, seja as que estão na creche, no pré-escolar ou no Ensino Fundamental”, avalia o pastor, acrescentando que no período da noite cerca de 40 adultos têm aulas gratuitas de alfabetização nas salas da igreja.

Para a professora Maria de Fátima Cunha do Amaral, cujo neto Luiz Felipe do Amaral Silva, de seis anos, estuda gratuitamente na Fundação Ana Bríggida, a qualidade do ensino na creche é ótima. “Há alunos que saem daqui (Colégio Batista Macaense) e passam em provas difíceis para outras instituições de ensino. Além disso, a alimentação tem cardápio variado. Os cuidados com as crianças são frutos de atenção e carinho”, ressalta.

A psicóloga da creche e do Colégio, que funcionam no mesmo prédio na Avenida Santos Moreira 290, Miramar, Rosana Pontes Guerhard, organiza atendimentos para as crianças que necessitam de apoio psicológico. Avaliações, orientações, aplicações de testes, análises de redações, entrevistas formais e informais (quando se averigua a história da criança) são alguns dos trabalhos feitos por ela.

- Procuro enfrentar problemas como a dificuldade de aprendizagem (ler e escrever), hiperatividade, oscilação na atenção e concentração, falta de memorização, mudança comportamental, depressão entre outras dificuldades – acentua. Além do mais, ela também dá palestras aos pais sobre essas questões, apontando-lhes como devem proceder para evitar males psicológicos e agregar valores como uma vida emocional saudável.

O pastor Aécio também comenta como teve início a creche. “Há nove anos, uma mãe me procurou dizendo que seus filhos de quatro e dois anos de idade estavam ficando o dia todo em casa, adquirindo síndrome do pânico. Foi quando me veio a idéia da creche. No terceiro dia já havia cinco crianças. Formamos a equipe e a creche deu certo”, conta, finalizando que o nome Ana Bríggida foi uma homenagem a sua avó, que viveu 112 anos. Sendo sua família grande (14 irmãos sangüíneos e quatro de criação) há razões de sobra para ele gostar de crianças.