Crítica, humor e poesia em “Dia dos Loucos”

15/10/2008 15:33:20 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O Teatro Municipal de Macaé apresenta neste domingo (19), às 21h, a comédia crítica “Dia dos Loucos”, com Marcos Americano, também autor e diretor. O espetáculo promovido pelo Sesc oferece ingressos a preço promocional, R$ 6. A proposta do evento é diversão e ao mesmo tempo reflexão sobre a sociedade contemporânea.

Batizada por seu idealizador de “performance-solo-manifesto”, a peça é fruto de uma pesquisa de mais de cinco anos, em cerca de cem livros, peças, jornais e revistas. Com humor e poesia, o espetáculo faz uma crítica social e propõe a reflexão e a participação cidadã.

- Cada um contribuindo com seu quinhão de boa vontade e solidariedade para construirmos um mundo mais fraterno, com mais compaixão, mais feliz, sugere o autor. O espetáculo aborda temas ligados a questões cotidianas, como racismo e diversidade, consumismo, alienação, entre outras.

O Teatro de Gogol, Rubens Corrêa e Antunes Filho são as maiores referências de Marcos Americano, que assimila ainda o Teatro Essencial de Denise Stoklos. A peça foi concebida de modo a ser apresentada de forma itinerante, principalmente nas escolas, de modo a chegar mais perto dos adolescentes e jovens. Marcos, lembrando o centenário do filósofo francês Jean-Paul Sartre, citou “Não importa o que fizeram contigo e sim o quê você faz daquilo que fizeram contigo...”.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, na av. Rui Barbosa, 780, Centro Macaé de Cultura, por R$ 6. Estudantes, pessoas menores de 21 anos ou maiores de 60, ou portadoras de necessidade especiais pagam meia. A bilheteria funciona até sexta-feira, das 9h às 20h, no sábado, até 14h e no domingo, das 14h até o início do espetáculo. Os ingressos também podem ser comprados pelo site www.ingresso.com.br, ou pelo telefone (22) 4003-2330. A classificação da peça é 12 anos. Consulte a programação da Fundação Macaé de Cultura no site www.culturamacae.com.br. O telefone para informações é 2772-4831.