CTM: prestando serviços ao trabalhador

29/06/2009 14:28:02 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Serviço tem parceria com Instituto Embelleze

Encaminhamentos a vagas disponíveis no mercado de trabalho - como para motorista, pedreiro ou técnico em diversas especialidades, entre outras - não são o único serviço que a subsecretaria de Trabalho e Renda (Semtre), órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, proporciona aos cerca de 380 trabalhadores que se dirigem diariamente à Central do Trabalhador de Macaé (CTM). O setor oferece também cortes de cabelo gratuitos para os públicos masculino e feminino, compostos por pessoas que almejam contrato com alguma empresa, firma ou companhia.

Graças a acordo entre o Instituto Embelleze e a Semtre, dez alunos daquele estabelecimento atuam como cabeleireiros todas as segundas-feiras, entre 9h e 12h. Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, quaisquer parcerias que a sua pasta fizer com empresas com o fim de favorecer os trabalhadores são importantes.

- Nossa meta é colaborar com o trabalhador que é encaminhado a passar por entrevistas em empresas, no sentido de os entrevistados se sentirem com bem estar interior, calma, tranqüilidade, preparação e fluidez. Para isso, ainda ajuda a boa apresentação, obtida mediante o cuidado com a aparência – salienta o subsecretário.

Para a trabalhadora Suzana Machado da Silva , 24 anos, que na manhã desta segunda-feira (29), buscava vaga de ajudante de cozinha na CTM, o corte de cabelo que fazia gratuitamente era muito válido, já que, segundo disse, para isso contribuía o fato de o Instituto Embelleze estar à frente.

- Este tipo de associação é bastante frutífero, produzindo resultados positivos a todos nós trabalhadores – afirma ela.

De acordo com a supervisora de vendas da corporação, Eliane Soares Santana, os cerca de 20 trabalhadores atendidos por dia têm ficado satisfeitos com os serviços de corte gratuito de cabelo..

- No Instituto Embelleze - localizado na Rua Visconde de Quissamã, 501, Centro - também oferecemos cursos de depilação, maquiagem, manicure e penteado – conta, realçando que na Semtre haverá serviços de barbeiro, em julho. Assim, homens terão acesso gratuito a estes serviços específicos prestados por alunos do estabelecimento.

Moabe Alves, instrutor dos cabeleireiros que atuam em sala na subsecretaria de Trabalho e Renda, acrescenta que estas parcerias, além de ajudarem na promoção de uma maior qualificação técnica dos futuros profissionais, também proporciona um benefício ímpar e singular em prol da inclusão social.A CTM fica na Rua Dr. Télio Barreto 28, Centro.