Cultura e Sebrae parceiros na profissionalização dos artesãos

07/03/2005 17:13:46 - Jornalista:

O contrato da prefeitura com o Sebrae, de apoio aos artesãos macaenses, foi renovado por mais seis meses. A renovação foi garantida hoje, 07/03, pela presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, durante a reunião mensal com os artesãos, no Café do Teatro Municipal. A novidade foi anunciada por Célia Jatobá, coordenadora da loja Macabaíba, que reúne os trabalhos dos artesãos.

Através do convênio, os artesãos reúnem-se todos os meses com representantes do Sebrae para discutirem diversos assuntos. A identidade dos produtos, levantamento de habilidades, atendimento, preços, são alguns dos temas abordados nas reuniões. O projeto viabiliza a colocação dos produtos dos artesãos macaenses no mercado.

A consultora do Sebrae, Marina Mercante, ressaltou a necessidade dos artesãos participarem de cursos de formação promovidos pela instituição, como os que ressaltam a importância do associativismo e cooperativismo. “Com a loja já estabelecida agora, vocês devem lutar pela associação. Vamos marcar reuniões com a secretaria de Fazenda, com o setor tributário. Hoje, a pessoa tem que se formalizar, é impossível não ser pessoa jurídica”, disse Marina, acrescentando que o curso “Juntos somos fortes”, do Sebrae é um dos mais indicados para quem lida com artesanato.

Todo artesão antes de expor na loja Macabaíba, que funciona na Fundação Macaé de Cultura, precisa ter suas peças avaliadas e aprovadas por uma comissão. Só produtos qualificados e com o padrão de “artesanato” entram na loja para comercialização. Baiana, de 49 anos, Neide Santos Brito, pôde colocar seus trabalhos em fuxico no mercado, graças a Fundação Macaé de Cultura. Cozinheira, ex-governanta e baby sitter, Neide explica que através dos cursos promovidos pela prefeitura de Macaé foi se especializando.

“Já fiz curso de fibra de bananeira, na secretaria de Meio Ambiente. Há 14 anos moro em Macaé, e além de preparar banquetes para até 200 pessoas, exponho e vendo meus fuxicos e bonecas de pano na loja. Tem uma pessoa que compra todas as bonecas que faço”, conta alegre.

A próxima reunião dos artesãos e do Sebrae foi marcada para o dia 04 de abril.


Desfile artesanal

O estilista Miguel Mussi apresentou uma prévia do desfile que vai ser mostrado, amanhã, 08/03, Dia Internacional da Mulher. Estarão na passarela roupas em algodão cru costuradas à mão e com aplicações de sementes naturais. Miguel está estudando a viabilidade de lançar uma linha de cama, mesa e banho no mesmo estilo das roupas femininas.