Cultura faz balanço positivo das atividades do Leitura e Movimento

22/12/2011 10:56:45 - Jornalista: Eloísa Seady

O Projeto Leitura e Movimento da Fundação de Cultura, que teve início no segundo semestre, encerra suas atividades, do ano de 2011, com um saldo positivo. Realizada uma vez por mês em uma instituição sem fins lucrativos do município, o projeto tem como foco principal levar atividades culturais regada a alegria e solidariedade.

Recanto dos Idosos foi a primeira ação do projeto que beneficiou 23 internos residentes da casa, interagindo de modo fantástico com a coordenação do projeto durante toda a tarde. A irmã Maria Carmem de Freitas, da Congregação das Carmelitas, da Divina Providência, comentou: “o calor humano é fundamental para mantermos a alegria e ações como esta ajuda muito no cotidiano deles”.

A segunda instituição visitada foi Flor do Amanhã, localizada na Nova Holanda, que atende inúmeras crianças, em tempo integral com alimentação, roupa, brinquedo, livro e outras doações.

O projeto também contemplou o Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia) que abriga crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em situação de abandono sócio-familiar e/ou vítimas de violência doméstica.

A grade de programação do projeto consta de teatro, poesia, recreadores, contadores de história, dança, exibição de filmes e música. Para a presidente da Fundação macaé de Cultura, Sheila Polly, este projeto é um meio encontrado para aumentar a auto-estima dos assistidos, mostrando como eles são importantes para a sociedade.

A pediatria do Hospital Público Municipal (HPM) recebeu com entusiasmo a equipe do Leitura e Movimento que presenteou as crianças com fantoches de dedinhos, além de exibir um filme educativo dentre outras atividades.

Brindes e vários filmes fizeram o diferencial da visita do projeto ao Pronto Socorro Municipal Pediátrico, empolgando as crianças e toda a equipe médica. A tarde virou uma grande festa natalina.

A Casa do Idoso recebeu os coordenadores do projeto de braços abertos, participando com entusiasmo. Alguns declararam que jamais esqueceriam aquela tarde. Encerrando as atividades do ano de 2011, o projeto realizou na instituição uma Tarde Dançante que contou com os músicos: Neguinho no teclado e Mel como vocalista.