Cultura nordestina invade Colégio Municipal Engenho da Praia

27/10/2011 09:18:01 - Jornalista: Carlos Fernandes

A cultura nordestina invadiu o Colégio Municipal Engenho da Praia, que em comemoração a sua tradicional Festa do Folclore resolveu homenagear as tradições desta região do Brasil, na quarta-feira (26). O evento foi planejado em torno do tema “O Engenho descobre o Nordeste”, em que os alunos puderam trabalhar vários temas, como cultura, personalidades marcantes, comidas típicas, música, dança e literatura, dentre outros, tudo interpretado pelos alunos, após o trabalho de pesquisa desenvolvido por cada um deles durante o bimestre.

O C.M. Engenho da Praia trabalha com o folclore todos os anos e a ideia de trabalhar o Nordeste como tema surgiu pelo fato de grande parte dos alunos matriculados na unidade de ensino ser oriunda desta região do país. O objetivo é que os estudantes se identifiquem cada vez mais com a escola, comunidade e com o bairro, seja fazendo com que relembrem ou até mesmo que tenham conhecimento e ligação com a cultura nordestina, no caso dos que vieram para Macaé há mais tempo.

Segundo a diretora da escola, Ivone Rodrigues, a contribuição nordestina em Macaé é grande, especialmente no caso do Engenho da Praia: “No nosso caso, que atendemos pessoas do bairro Lagomar, onde há muitos nordestinos, por que não fazer com que eles se reconheçam na cultura nordestina e a conheçam também, porque muitos são filhos de Macaé, mas de família nordestina. A ideia é preservar essa cultura, fazer com que estes alunos se reconheçam como membros importantes da formação de Macaé”, disse.

Além da dança, da música e da expressão artística, o projeto também trabalhou a literatura de cordel, os cancioneiros nordestinos, a geografia do nordeste, suas dificuldades e riquezas, não só culturais, mas geográficas e econômicas: “É um projeto interdisciplinar, em que trabalhamos a atividade cultural e histórica, e fechamos com uma festa para a celebração do trabalho que foi desenvolvido ao longo do bimestre”, completou Ivone.

O aluno Genivaldo Neto, do 8º ano, acredita que o evento aproximou os alunos da cultura nordestina: “O evento acabou aproximando os alunos da cultura nordestina, pois muitos no colégio não a conhecem e com o projeto passaram a interagir com os costumes, as comidas, as danças e tudo mais de bom que o Nordeste oferece”, pontuou.

Sua colega de turma, Nicolly Pires, concordou: “Os alunos puderam conhecer um pouco do Nordeste, qual é a cultura de lá e tudo mais de tão bonito que o Nordeste tem. Aqui, são muitos nordestinos, não só na escola, mas em toda Macaé e por isso eventos como este são tão positivos”, lembrou.

O “O Engenho descobre o Nordeste” teve o apoio do Programa “Mais Educação”, do Governo Federal, que aumenta a oferta educativa nas escolas por meio de atividades como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e artes, dentre outros. Tudo com o objetivo de melhorar o ambiente escolar:

- O objetivo do “Mais Educação” é ajudar a escola a trabalhar o conteúdo, trazendo nova visão do conhecimento. Temos oficina de informática, dança, teatro, matemática e letramento, entre outras, para auxiliar na melhoria do aprendizado do aluno. Além do “Engenho descobre o Nordeste”, desenvolvemos o “Projeto da África”, a “Gincana do Meio Ambiente”, o projeto de reciclagem de lixo e reaproveitamento, o “Café Literário”, o “Carnaval da Paz”, dentre outros, finalizou a coordenadora do Projeto Mais Educação, Tânia Graniço.