Curso Básico de Instrumentos, de Musicalização Infantil e Pré-Técnico estão com inscrições abertas

18/03/2024 09:16:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Estão sendo oferecidas 87 vagas.

As inscrições para o Curso Básico de Música (instrumentos), Iniciação Musical Infantil e Preparatório em Teoria Musical da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) estão abertas. O processo remoto dever ser realizado por meio do Portal da Prefeitura de Macaé. Os editais também estão disponíveis no Portal.

Para o Curso Básico de Música, serão oferecidas 47 vagas para o estudo gratuito de trombone (7), saxofone (6), clarinete (6), percussão (8) e baixo (11). Para se inscrever para aulas de instrumentos, o candidato deverá ter idade a partir de 14 anos. O interessado deve optar apenas por um instrumento. Os primeiros inscritos serão convocados para uma entrevista presencial avaliativa, que será marcada através do e-mail cadastrado na inscrição. O curso básico tem duração de 2 anos e, além das aulas do instrumento, o aluno terá aulas de Iniciação Musical (primeiro semestre) e, em seguida, de Percepção Musical 1, 2 e 3. Os inscritos não convocados permanecerão em cadastro reserva.

Já o Curso de Iniciação Musical Infantil disponibilizará 10 vagas. A musicalização infantil com flauta doce é voltada para crianças entre 7 e 10 anos de idade. A classificação acontece por ordem de inscrição, sem a necessidade de entrevista. A Escola de Artes abrirá ainda 30 vagas para o curso Preparatório em Teoria Musical (Pré-Técnico), direcionado aos interessados em realizar a prova teórica para Curso Técnico em Música, prevista para o segundo semestre deste ano.

Para se inscrever para o Pré-Técnico, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio, ou estar cursando a partir do segundo ano deste segmento; ter conhecimento básico em leitura de partitura e tocar um instrumento ou ter experiência em canto. A classificação será feita por ordem de inscrição, sem a necessidade de entrevista. As aulas do Pré-Técnico, com carga horária de 16 horas, serão ministradas pelo professor Fred Cnop, segunda-feira, das 17h20 às 18h20, no segundo andar da sede da Emart.

Os cursos serão realizados na sede da Emart, Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade. Seguem os links para acesso às fichas de inscrição on-line.


Iniciação Infantil
Curso Preparatório em Teoria
Curso Básico de Música