Curso de Graduação em Medicina de Macaé é tema de palestra na abertura da Semana Médica

14/10/2008 16:08:49 - Jornalista: Grazielle de Marco

O processo de discussão que levou à proposição do currículo pedagógico que será implantado em Macaé pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi um dos tópicos abordados ontem durante palestra de abertura da Semana Médica. O evento foi realizado na Associação Médica da Cidade e teve como palestrante a professora titular de Clínica Médica e presidente da comissão de implantação da faculdade, Vera Lucia Rabello de Castro Halfoun.


De acordo com a professora, a novidade no modelo que será implantado em Macaé será o fato de ser um currículo integrado, baseado em problemas reais. “Queremos que o aluno vá atrás das soluções e tenha compromisso em resolver os problemas apresentados”.

Vera explicou que, diferente do que ocorre no Rio de Janeiro, o foco será o aprendizado, o aluno. “Não queremos aulas onde o professor apenas apresente o conteúdo para que o estudante absorva. Queremos que ele seja envolvido neste processo. Este formato que estamos trazendo para Macaé é novo e único no país”, observou.

Além disso, a professora lembrou que fará parte da estrutura de aulas o sistema público de saúde, e os alunos, dessa forma, terão contato maior com o paciente, criando maior compromisso. Ela observou que, diferente do modelo que é adotado hoje nas diversas faculdades de medicina do país, a de Macaé terá formação com uma ênfase mais generalista.

- Nossos alunos, ao se formarem, serão médicos capazes de atuar em qualquer dos três níveis de atendimento, mas entendemos que precisamos dar um enfoque mais generalista. Entendemos que hoje a atenção básica poderia atender a 85% dos pacientes que chegam aos nossos hospitais. Mas poucos são os médicos que se motivam a seguir esta linha de atendimento, até mesmo pela ideologia predominante entre a classe médica e acadêmica, que valoriza o atendimento de alta complexidade”, explicou.

Também participaram o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), responsável por gerir o convênio da UFRJ com a prefeitura, Joelson Tavares como presidente da mesa e a assessora da fundação, Drª Marta Martins Rodrigues, como secretária.