Curso de promotor de Polícia Comunitária termina sexta-feira

26/05/2010 17:41:15 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Capacitação visa buscasr soluções para os problemas de violência e criminalidade

Formar e capacitar policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais e líderes comunitários visando buscar soluções para os problemas de violência e criminalidade, atuando de forma preventiva, em conjunto entre as instituições de Segurança Pública e a população. Este é o objetivo do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, do Ministério da Justiça, que está sendo ministrado no município em parceria com o Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Macaé, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé).

Participam representantes de diversos municípios da região Norte e Noroeste Fluminense: além de Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Miracema, Santo Antonio de Pádua, Conceição de Macabu. A informação foi passada pela coordenadora local do curso, Alessandra Cabral.

Segundo ainda ela, o curso é desenvolvido pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As aulas começaram na segunda-feira (24) e vão até esta sexta-feira (28), das 9h às 17h, no Serviço Social da Indústria (Senai), do Sistema Firjan, no bairro Botafogo.

Alessandra informou que no final do curso todos os participantes vão receber certificado e material com informações e fotografias sobre o que aprenderam. A formatura será nesta sexta-feira (28), às 18h. Ela disse que esta é a sétima turma no estado.

- O curso tem um total de 40 horas e é orientado obedecendo à filosofia de Polícia Comunitária, buscando a paz social por meio da participação da comunidade. Os promotores de Polícia Comunitária também aprendem a preparar a população para receber as ações do programa, observou a coordenadora local.

No curso, os participantes aprendem sobre direitos humanos, estruturação dos Conselhos Comunitários, gestão de projetos e de qualidade na Segurança Pública, mobilização social e troca de experiências de Polícia Comunitária, sociedade, relações interpessoais, conflitos e as formas de intervenção, teoria e pratica de ensino e resolução pacifica de conflitos.

O que é Polícia Comunitária

O curso de Polícia Comunitária acontece em todo o país, com base em uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança publica e defesa social.

Para mais detalhes, o Ministério da Justiça lançou a segunda edição do livro Formação Promotor de Policia Comunitária, disponível para download gratuito no site www.portal.mj.gov.br.

A Polícia Comunitária baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto a população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social, que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Neste trabalho, a comunidade é consultada, atua como delatora e também participa das decisões sobre as prioridades das instituições envolvidas colaborando com a polícia.

A coordenadora Alessandra Cabral explicou que a proposta básica implica em uma mudança de paradigma do modo de ser e estar a serviço da comunidade e, consequentemente, em mudança de postura profissional perante o cidadão.