Curso de Proteção Comunitária terá mais três edições

14/08/2009 21:05:17 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Curso conta com aulas práticas

Até o final do ano, a Coordenadoria de Defesa Civil da prefeitura de Macaé vai promover mais três edições do Curso de Proteção Comunitária, incluindo no distrito do Sana, região serrana do município. O curso tem como principal objetivo levar informações básicas para a comunidade sobre acidentes e riscos.

Este mês, mais 25 pessoas foram capacitadas pela Defesa Civil, com curso realizado no Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. Durante cinco dias de treinamento, com um total de 20 horas, o curso oferece conhecimentos teóricos e práticos, que visam prevenção de riscos como prevenção de acidentes, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, produtos perigosos e ações de Defesa civil. Nas aulas, os coordenadores trabalham com os alunos em quatro fases: preparação, prevenção, resposta e reconstrução.

O coordenador de treinamento, professor Luiz Antonio de Souza, realizou uma prova prática de respiração e reanimação cardiopulmonar com boneco inflável. “É muito importante que o aluno aprenda esta avaliação. Deparamos com vários acidentes e um deles é o afogamento”, disse, lembrando que os alunos estão saindo preparados para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Ele ressalta ainda, que por mais que aconteçam acidentes nos locais públicos e residências, os alunos qualificados terão condições de reagir com mais rapidez, eficiência e eficácia. A capacitação dos agentes de Defesa Civil busca, ainda, que as comunidades sejam atuantes na própria defesa e ajam preventivamente, além de incentivar e permitir a participação e o envolvimento dos cidadãos. O curso permite que os alunos tenham uma ampla visão das ameaças, a prevenção dos riscos, a minimização dos desastres. Nesta edição, a Defesa Civil teve o apoio do curso de idiomas Skill.