Curso de Soldador Tig está com inscrições abertas

02/09/2015 15:52:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos abriu inscrições para ‘Soldador Tig’ nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O curso de formação inicial e continuada, voltado para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 200 hora/aula, está sendo ofertado pelo Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego do Brasil sem Miséria (Pronatec BSM), em parceria com o Senai, com início previsto para o próximo dia 21.

Destinado ao público acima de 18 anos, com escolaridade mínima referente à sétima série do Ensino Fundamental, o curso profissionalizante disponibilizará 20 vagas e será realizado no Senai, das 18 às 22h. Os interessados devem comparecer até o dia 14 deste mês, no Cras mais próximo do seu bairro para fazer sua inscrição.

Segundo o interlocutor do Pronatec Macaé, Marcelo Caetano, esta é a sexta qualificação deste ano. “Em parceria com o Senai já foram oferecidos no primeiro semestre deste ano os cursos de pintura industrial, soldador, mecânico à diesel, cozinheiro e caldeireiro. Quem não aproveitar para se qualificar agora terá que esperar novas turmas no ano que vem, quando serão abertas novas capacitações”, informou.

Para participar do curso de ‘Soldador Tig’, o interessado deverá se dirigir ao Cras mais próximo de sua comunidade (Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde), munido dos seguintes documentos: CI, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade (declaração escolar ou certificado de conclusão) e duas fotos 3X4.

Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica oferecidos pelas Unidades ofertantes, e conta com o apoio do município.

- Como o programa está voltado para o desenvolvimento social, a Prefeitura tem dado todo o apoio logístico necessário à formação de profissionais tanto para o mercado offshore/onshore, como para a construção civil ou outras vocações do nosso município. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac e Senai) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares -, disse Marcelo Caetano.