Curso em Suporte Básico de Vida para fisioterapeutas no HPM

13/05/2009 14:34:20 - Jornalista: Leonardo Cosendey

O curso em Suporte Básico de Vida, promovido no Centro de Estudos do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), que já treinou 180 técnicos de enfermagem da rede municipal, recebeu, nesta terça-feira (12), sua primeira turma de fisioterapeutas. Como de costume, ele foi aberto aos profissionais de todas as unidades de saúde do município.

A princípio, haverá apenas mais uma turma - na próxima terça.Mas o Centro poderá abrir mais vagas se houver procura. E a opinião dos instrutores é de que isso pode acontecer. “A presença tem sido alta, tem muita gente interessada neste treinamento”, diz o instrutor Alan Lima, enfermeiro do HPM e do Corpo de Bombeiros.

Ao longo de nove horas, os participantes receberam orientações teóricas e práticas a respeito de como proceder em situações críticas. No entanto, os próprios organizadores reconhecem que não pretendem transformar os alunos em socorristas. “Nosso objetivo é orientar os profissionais a manter o paciente vivo até a chegada da assistência especializada”, esclarece Luciano Ferreira, coordenador do curso e enfermeiro do HPM.

Para os participantes, o curso foi proveitoso tanto profissional quanto pessoalmente. “Salvar uma vida não tem preço. Por isso, aprender é sempre importante. Nesse sentido, tudo é válido”, entusiasma-se Roberto Anchieta, fisioterapeuta do PSF Barra Brasília. Renato Gomes, da unidade de Nova Esperança, concorda e completa: “Graças a Deus, nunca precisei parar na estrada para atender a uma vítima de acidente. Depois deste curso, sinto-me mais seguro em fazer isso”, comentou.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelos telefones das coordenações de Enfermagem do município (2762-1249) ou do HPM (2773-0061, ramal 248). O curso acontece às terças-feiras, no Centro de Estudos do HPM, das 9h às 17h.