Curso gratuito de computação começa nesta segunda-feira

15/05/2017 17:45:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Aulas são promovidas na Cidade Universitária

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (campus-Macaé) iniciou, nesta segunda-feira (15), o minicurso “Aprenda a Programar o seu Primeiro App Android”. São três turmas, com aulas das 10h ao meio-dia, das 15h às 17h30 e das 17h30 às 19h, no Bloco A, sala 213 da Cidade Universitária. Destinado principalmente para alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas de Macaé, o projeto pretende divulgar, incentivar e popularizar o ensino da ciência da computação. Os interessados em saber mais sobre o projeto devem acessar o seguinte link: https://sites.google.com/site/projetoaprendaprogramar.

A coordenadora do projeto, professora Janaína Gomide, das Engenharias, informou que não é necessário se inscrever para participar do curso, basta comparecer à primeira aula.

No curso, os alunos aprendem a desenvolver habilidades para criação de jogos, websites e sistemas. Quem tem algum conhecimento sobre programação de computadores também desenvolve habilidades para resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. As ferramentas utilizadas são gratuitas e disponíveis para o ensino da computação.

O minicurso faz parte do "Hora do Código: Aprenda a Programar Jogando", projeto de extensão da universidade, que recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação, concedida a projetos que levem a computação a todo o público, desde crianças que não têm contato com a área.

O projeto iniciou em 2016 e já atendeu aproximadamente 300 jovens. Além de minicursos, a equipe oferece também oficinas que utilizam ferramentas gratuitas importantes para o ensino de computação a crianças e adolescentes.

O campus da UFRJ - Macaé Professor Aloísio Teixeira funciona em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.