Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária começa nesta segunda-feira

21/05/2010 14:22:31 - Jornalista: Equipe Secom

O Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária começa nesta segunda-feira (24), na Unidade do Senai Macaé, no bairro Botafogo. Promovido pelo Ministério da Justiça e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Estado e o Município de Macaé, por intermédio da Secretaria de Governo e o Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM).

O curso é voltado para capacitar Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares e Guardas Municipais dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, a gerenciar a ordem pública orientado pela filosofia de polícia comunitária.

- O objetivo do curso é também capacitar lideranças comunitárias para atuarem em conjunto com os órgãos de segurança na busca da paz social, por meio da participação comunitária com atuação direta na filosofia de polícia comunitária e mobilização social de outras lideranças comunitárias -, explica o coordenador do GGIM-Macaé, coronel Edimilson Jório.

O curso tem duração de uma semana e termina na sexta-feira (28). Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. O projeto se baseia na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto a população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.