Curso orienta profissionais da Saúde sobre trabalhos com dependentes químicos

02/03/2015 16:52:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

O curso está sendo realizado às segundas, terças e quartas de março, no Auditório do Hospital São João Batista, das 9h às 16h

Conteúdos sobre como lidar com o dependente químico, aonde encaminhá-lo, tratá-lo sem estereótipos, abordá-lo com respeito e profissionalismo estão sendo emitidos a mais de cem agentes comunitários e técnicos em enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF). É o curso 'Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas'. Quem ministra o curso são os profissionais do Ministério da Saúde (Fiocruz), em parceria com a Gerência de Atenção Básica da secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé.

O curso está sendo realizado às segundas, terças e quartas de todo o mês de março, no Auditório do Hospital São João Batista, das 9h às 16h. Cada dia é uma turma diferente. Para as agentes comunitárias de saúde Bruna Elisa do Nascimento e Patrícia Pereira Medas, há grande valor em tudo que estão aprendendo. "Ao invés de alcoólatra, devemos chamá-lo de alcoolista", dizem, referindo-se às aulas.

Nesta segunda-feira (2), foi ministrada a primeira aula. Entre algumas temáticas que serão abordadas estão: conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental, reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.